Saiba mais sobre a história do BACEN
3 de fevereiro de 2017
Auditoria Contábil
6 de maio de 2017

Escrituração contábil

Entenda mais sobre a escrituração contábil

A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, cuida do lançamento das informações contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independentemente das causas, sempre pelo valor original. Vale lembrar que os princípios muitas vezes se confundem com regras, pois sua observância é obrigatória ensejando punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.

Como se deu o início da contabilidade?

Não se sabe ao certo quando especificamente a contabilidade nasceu. Há registro de controles numerários a serviço do comercio já na Mesopotâmia antiga. Mas é somente na Europa após a idade média que a contabilidade começa a tomar os moldes conhecidos atualmente. Sendo assim, sua evolução é dividida em alguns períodos.

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL – período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO – período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO – período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

A escrituração contábil