Conheça algumas das novas regras do PIX para transações noturnas

No último dia 16 de novembro o Pix, aquele sistema de transferência financeira que caiu no gosto dos brasileiros, completou um ano. Para dar mais segurança aos usuários, o Banco Central alterou algumas regras para as transações noturnas, impactando os mais de 112 milhões cadastrados no sistema.

Embora pouco adotado por empresas, saiba que hoje o Pix é utilizado em mais de 80% dos negócios de pequeno porte.

segundo o Sebrae.

Estas mudanças, de acordo com o Banco Central, objetivam amenizar a atuação de criminosos, que tiram vantagens por meio das transferências realizadas via Pix, já que este sistema tem facilidade e rapidez por realizar pagamentos instantâneos, o que facilita a aplicação de vários golpes. Além disso, os bandidos costumam usar contas de laranjas, que são alugadas ou emprestadas, para receber dinheiro, isto dificulta o rastreio da polícia e o combate à criminalidade.

Entre as novas medidas de segurança, que já estão em vigor, estão as seguintes:

Limite de transferência e possibilidade de mudar o horário de segurança

Agora o limite de transferência, no horário entre 20h e 6h, ou 22h e 6h – este período de horas é ajustado pelo cliente, é de de R$ 1 mil. Esta medida também vale para TED e transferência no WhatsApp. Antes dessa mudança, o valor da transferência era igual ao TED, ou seja, livre em qualquer horário. 

O valor do limite pode ser mudado

É possível aumentar este limite, mas para isso o usuário precisa formular o pedido à sua instituição bancária com antecedência, pois este pedido pode ser aceito entre 24 horas e até 48 horas após a solicitação. Este período de análise, segundo o Banco Central, é necessário para que a instituição financeira possa confirmar a identidade do solicitante. O pedido tem a possibilidade de não ser aceito, caso o banco considere algo suspeito.

Retenção de transferência considerada fraudulenta

Operação considerada suspeita também está entre as novas regras. Antes, o banco não podia reter nenhuma operação e a liquidação tinha que ser feita na hora. Agora, para análise de risco, o banco pode reter uma transferência que considera fraudulenta por 30 minutos durante o dia, ou 60 minutos à noite, tempo este para analisar o risco.

Informações sobre o Pix

Saiba mais sobre as mudanças

Deixar uma resposta

9 − 3 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.