Normas para negociação de débitos do FGTS são alteradas

As normas para a transação da Dívida Ativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram alteradas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A partir de agora, os empregadores têm a opção de condições diferenciadas para a negociação dos débitos. O objetivo é equilibrar os interesses da União, dos contribuintes e do Fundo.

Apesar da possibilidade de negociação, a redução do montante em débito ou descontos sobre os valores devidos aos trabalhadores não estão disponíveis. A portaria da PGFN que apresenta as normas prevê ainda que nos casos em que a negociação envolve valores devidos a trabalhadores com direito ao uso do FGTS, o pagamento da totalidade dessa parte da dívida deverá ser realizado junto com a primeira prestação acordada. 

Além disso, depois de formalizada a negociação, o empregador deve se comprometer a manter a regularidade do FGTS e a regularizar os débitos a serem inscritos em Dìvida Ativa no prazo de 90 dias. Por outro lado, a Procuradoria-Geral fica responsável por notificar o contribuinte sobre eventuais rescisões da negociação. A informação será enviada via caixa de mensagens do Portal Regularize e o contribuinte tem 30 dias para regularizar a situação. 

A negociação está prevista em duas modalidades:

  • Transação por adesão

Um edital estabelece as condições de negociação e os prazos para adesão. As informações serão publicadas no site da PGFN e da Caixa Econômica Federal. A negociação deve ser realizada na plataforma digital da Caixa.

  • Transação individual

Disponível para contribuintes com débitos inscritos em Dívida Ativa do FGTS superiores a R$ 1 milhão. O contribuinte pode apresentar propostas de negociação, considerando concessões como possibilidade de parcelamento, flexibilização de regras e uso de créditos líquidos. 

Deixar uma resposta

um + onze =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.