18 maneiras para sacar o FGTS em 2022

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos inúmeros direitos dos trabalhadores de carteira assinada e foi criado pelo Governo para servir como uma espécie de poupança, onde as empresas são obrigadas a depositar 8% do salário em um conta vinculada ao contrato de trabalho, que com o tempo se transforma em um bom valor.

O FGTS pode ser sacado em situações específicas, como no caso de uma demissão sem justa causa, por exemplo. Porém, apesar de ser direito de todo trabalhador, não é em qualquer momento que pode ser retirado.

Fique ligado abaixo…

Agora, em 2022, a Caixa Econômica Federal liberará o saque do Fundo de Garantia em 18 situações que explicaremos a seguir:

  1. Demissão sem justa causa;
  2. Rescisão de acordo entre empregador e empregado;
  3. Para comprar o imóvel próprio;
  4. Para complementar o pagamento do imóvel comprado por meio de consórcio;
  5. Para complementar o pagamento do imóvel comprado por meio de financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  6. Rescisão por termino de contrato de prazo determinado;
  7. Fechamento da empresa;
  8. Rescisão por culpa recíproca ou por força maior;
  9. Rescisão por aposentadoria;
  10. Em casos de desastres naturais;
  11.  Se um trabalhador avulso ficar suspenso por mais de 90 dias;
  12.  Para trabalhadores que tem 70 anos ou mais;
  13. Para trabalhadores ou dependentes portadores de HIV;
  14.  Para trabalhadores ou dependentes diagnosticados com câncer;
  15.  Para trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por conta de uma doença grave;
  16.  Trabalhadores que ficaram 3 anos ou mais desempregados sem a carteira assinada;
  17.  Em caso de morte, os herdeiros judicialmente reconhecidos podem efetuar o saque;
  18.  Saque aniversário.

Acima são as 18 maneiras para sacar o FGTS, lembrando que qualquer outra maneira fora do que foi dito, o trabalhador não poderá de forma alguma fazer o saque. Por isso, é importante saber e gravar quais são direitinho para que se faça as coisas com maior atenção possível, principalmente com algo que é seu direito garantido por lei.

Para consultar os valores disponíveis na sua conta do Fundo de Garantia, basta entrar em alguns canais específicos, como o aplicativo para celular que se chama FGTS, por meio do telefone e também por mensagem de texto (SMS).

Se você não tem como baixar o aplicativo no seu celular, o telefone para contato é 0800 – 726 – 0207, lembrando que é preciso ter em mãos o número do NIS ou Cartão Cidadão em mãos.

Para receber o SMS com o saldo do FGTS, entre no site, cadastre serviços no celular, coloque seu número para que possa receber a mensagem. Vale lembrar também que esse cadastro também pode ser feito pelo aplicativo do FGTS.

Se você tá aí pensando…

Eu ainda tenho muitas dúvidas sobre esse tema J. Folador, o que faço para sanar todas elas?

Entre em contato conosco que te explicamos detalhadamente, afinal estamos aqui prontos para te atender nesse e em vários outros quesitos.

Estamos juntos! Até mais!

Deixar uma resposta

20 − 19 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.