Categorias Seta
Home > Blog > 5 tendências do mercado contábil que você precisa conhecer

5 tendências do mercado contábil que você precisa conhecer

27 de julho de 2020

As mudanças provocadas pela tecnologia em todas as profissões acertaram em cheio também a contabilidade. O que se vê é uma série de tendências do mercado contábil que vão ajudar contadores e clientes a diminuir a burocracia existente até então. Se antes havia uma necessidade de acumular documentos impressos e reuniões presenciais, hoje há uma diminuição das barreiras geográficas.

Por isso separamos 5 tendências que você precisa conhecer.

1 – Certificado digital

As obrigações fiscais das empresas agora são cumpridas todas por meio digital. Com uma assinatura eletrônica e certificado digital, que dão validade legal para os documentos, os escritórios enviam aos órgãos governamentais a contabilidade de cada mês.

Essa mudança, que ocorreu junto com o lançamento do e-Social, faz com que obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias sejam comunicadas ao governo com eficiência e agilidade.

Com isso há mais segurança e confiabilidade nas informações. Ponto positivo para contadores e empreendedores.

2 – Consultoria personalizada

Essa é uma tendência do mercado contábil que ganha mais força a cada ano. Para além dos serviços comuns aos escritórios de contabilidade, os empresários podem contar com uma consultoria personalizada.

Com ela você ganha aconselhamento sobre decisões a serem tomadas, relatórios podem ser gerados e a relação com seu contador fica mais estreita. Esse tratamento especial é muito bom para ambos.

3 – Alta conectividade

O momento atual pede uma conectividade entre escritórios e clientes cada vez maior. Essa é uma tendência encabeçada pela geração mais nova, que cresceu consumindo tecnologia.

Ao entrar no mundo empresarial, essas pessoas não desapegam da tecnologia, fazendo com o que o mercado contábil também tenha que se adaptar e buscar soluções mais modernas para as velhas burocracias.

4 – Sistemas de gestão integrados

Como uma tendência puxa a outra, e a tecnologia é o que ronda todas elas, os sistemas de gestão integrados surgem para aprimorar o serviço contábil.

Ao invés de trabalhar com documentos impressos ou uma série de planilhas, os escritórios contábeis fazem a gestão de tudo em programas e softwares específicos, muitas vezes armazenados em nuvem.

Os recursos variam conforme a demanda, mas envolve geração de relatórios financeiros, inventários em tempo real, controle de fluxo de caixa, dentre outros.

Tudo isso gera mais transparência e segurança para você, na hora de contratar uma empresa de contabilidade.

5 – Atendimento online

Por fim, a última tendência fica por conta do atendimento online e presença nas redes sociais. Essa é uma forma de aproximar o contador dos clientes, pois é uma área vista muitas vezes como sisuda e burocrática. Além disso, permite aos empreendedores que precisam de um contador, contratar empresas confiáveis sem barreira geográfica.

Com sites bem construídos, redes sociais fomentadas e atendimento através de e-mail, chat e WhatsApp, a prestação de serviço e o suporte ficam muito mais ágeis, qualidade providencial nos dias atuais.

Como você pode ver, as tendências do mercado contábil seguem o desenvolvimento de novas tecnologias. Elas visam mais transparência, menos burocracia e melhor prestação de serviços, com produtos personalizados e feitos sob medida.

Conheça os serviços de contabilidade que oferecemos e venha encontrar a melhor solução para você, conforme as últimas tendências de mercado.

Whatsapp