A Gasolina vai ficar mais cara a partir de fevereiro. Mas o que tem de anormal nisso?

O “anormal” é que esse aumento vai desencadear um descongelamento do ICMS, que vai acontecer a partir de fevereiro.

Novamente?

Sim, infelizmente. Mas não vale culpar os donos de postos e nem atendentes e frentistas. Isso porque muitos dos postos de combustível são proibidos de recusar o aumento do preço.

Devido a alta nos preços dos combustíveis no decorrer do ano passado inteiro, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) determinou que a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) fosse congelada em todo o país. Essa decisão foi aplicada no dia 1 de novembro de 2021 e sua vigência vai até o dia 31 de janeiro de 2022, sendo assim a gasolina sofrerá um novo reajuste a partir do dia 1 de fevereiro de 2022.

O impacto, como já previsto, será grande pois isso afeta diretamente nos valores dos outros bens de consumo, incluindo comidas, bebidas, remédios e etc.

Agora, você sabe o que é o ICMS de verdade?

A sigla significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Trasnporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, sendo que o Brasil possui um dos mais caros do mundo.

Esse tributo é regulamentado pela Lei complementar 87/1996, também conhecida por aí como Lei Kandir onde os seus valores são definidos pelo Governo  do Estado e pelo Governo Federal.

Porém, toda renda capitada pelo ICMS é distribuída para os Estados, onde eles utilizam os seus recursos em repartições públicas ou em investimentos necessários.

E quais são os tipos de ICMS J.Folador?

  • ICMS Normal que integra o conjunto de impostos pagos mensalmente pelas empresas de tributação normal, incluindo o Simples Nacional;
  • ICMS-ST Substituição Tributária que incide sobre algumas mercadorias e operações interestaduais;
  • ICMS Diferencial de Alíquota que incide sobre a compra de mercadorias de outros estados.

E vale ressaltar que todas as operações, praticamente, de vendas precisam pagar o ICMS. A alíquota varia de estado para estado, porém a maioria atua com uma taxa de 17% e ele incide sobre:

  • Circulação de mercadorias;
  • Prestação de serviços de comunicação;
  • Fornecimento de produtos;
  • Entradas de mercadorias vindas do exterior;
  • Entrada de petróleo no território nacional, com incidências nos seus derivados.

Pois é, agora que você já tá entendendo um pouco mais sobre o ICMS e  sugerimos que se prepare para o novo aumento da gasolina por causa do descongelamento.

Na Europa, em muitos países, qualquer aumento desse nível seria tratado com vergonha e a população certamente parariam seus carros na rua. Já aqui, como nossa dependência depende de uma organização cultural, nos resta torcer para que alguém no congresso questione esse absurdo e o nosso ICMS não seja apenas congelado, mas revisto em sua totalidade. 

E no mais…

Precisando se aprofundar mais no assunto? É só aparecer por aqui sempre, vamos postar mais sobre o assunto em breve.

Deixar uma resposta

5 × três =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.