Categorias Seta
Home > Blog > A importância de analisar o balanço patrimonial da sua empresa

A importância de analisar o balanço patrimonial da sua empresa

20 de julho de 2020

Balanço patrimonial é uma das questões que precisam ser bem executadas para que uma empresa consiga manter seu equilíbrio contábil e sua organização financeira adequadamente, através da visão ampla que fornece sobre o negócio.

Através dessa ferramenta, a empresa vai poder ter embasamento para, enfim, tomar decisões e avaliar as futuras ações e metas a serem alcançadas. Isso porque saberá a exata situação atual, em relação à sua saúde financeira.

De modo simplificado, o balanço patrimonial é o cálculo da situação financeira em que a empresa se encontra no momento dessa avaliação que, tradicionalmente, é feita anualmente. Ele explicita onde o dinheiro está investido, onde estão os custos de operação e quais são os bens acumulados.

Qual a importância desse balanço?

Visto a sua função de avaliação da situação atual do negócio, o balanço patrimonial tem um papel importante quando se pensa no planejamento estratégico do projeto. Isso porque dispõe das ferramentas para definir a saúde do negócio, avaliando todos os ativos, passivos e o patrimônio líquido.

Esse balanço é essencial para se ter a visão geral do que está acontecendo com o negócio e para traçar os caminhos para onde deverá seguir. Com ele, a situação empresarial é explicitada de maneira direta e quantitativa, avaliando com objetividade o setor financeiro do negócio.

Vale lembrar que cumprir essa etapa é uma obrigação legal exigida pelo Estado, através do art. 1.179 do Código Civil. Porém, muito além da exigência da lei, o balanço possuí muita serventia para o gestor do negócio entender qual o destino que o dinheiro está tomando.

Como fazer o balanço?

Esse processo é realizado através da organização e avaliação de todos os lançamentos contábeis feitos pela empresa durante o ano de vigência do balanço, desde as entradas de recurso até os gastos com pessoal e armazenagem de estoque. Absolutamente todos as transações monetárias realizadas.

Tradicionalmente, os negócios costumam terceirizar esse serviço, dado a complexidade das operações e a importância que o resultado terá para as futuras ações da empresa. Um escritório de contabilidade tem toda a expertise para fazer da melhor forma o balanço patrimonial de uma empresa.

Nós podemos ajudar!

Estamos no mercado há mais de 40 anos e isso nos trouxe a experiência necessária para sermos seus melhores aliados na hora de descomplicar o balanço patrimonial da sua empresa. Nosso foco está em investir na qualidade do atendimento, aliada a eficiência dos serviços.

Nós fazemos toda a análise do seu fluxo financeiro para que você tenha mais tempo para se dedicar a outras funções importantes na gerência do seu negócio. Fazemos isso com uma relação próxima e amigável com nossos clientes, atendendo com praticidade as necessidades de cada um.

Para conhecer nossos serviços basta clicar aqui e entrar em nosso site.

Lá você terá acesso as nossas opções de atuação e poderá entrar em contato para tirar as dúvidas ou para contratar os nossos serviços. Deixe sua contabilidade em nossas mãos e tenha mais tempo para investir onde realmente a sua atuação é imprescindível!

Whatsapp