Quando você está com o nome sujo, quer fazer de tudo para receber mais para poder quitar a sua dívida e limpar seu nome, correto? E nesse momento muitas pessoas acabam pensando em abrir uma empresa, iniciar algo novo para ter mais condições.
Muitas pessoas não sabem se podem ou não abrir uma empresa nessa condição. Mas você precisa ficar atento primeiro se o seu nome está sujo ou se seu CPF está irregular, pois são coisas diferentes.
Será que meu CPF está irregular?
Quando a pessoa tem alguma irregularidade com o governo, o CPF dela fica irregular. Os motivos que mais causam a irregularidade no CPF são a não realização da entrega da Declaração de Renda ou estar com Título de Eleitor irregular. Neste caso, sua situação envolve a Receita Federal.
Por isso, fique atento pois isso pode ser um impedimento de você de abrir sua empresa. Caso o seu CPF esteja irregular, fale com a gente da J. Folador para podermos verificar o motivo e regularizar o seu CPF.
E se meu nome estiver Sujo?
Estar com o nome sujo pode não estar relacionado com o CPF Irregular.
O nome sujo refere-se a alguma divida que você tem com alguma empresa ou pessoa física e que não foi quitada, e teve seu nome negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil. Com o nome sujo, o seu histórico de consumidor – seu Score – fica afetado, prejudicando novas compras no futuro.
Posso abrir uma empresa assim?
O nome sujo não impede a abertura de uma nova empresa, mas se você tiver o CPF irregular, isso sim será um impedimento.
Fique atento ao seu CPF e aos prazos do governo para a entrega do Imposto de renda pessoa física para que seu CPF não esteja irregular.
Caso precise, chame a J. Folador para fazer toda a regularização do seu CPF junto a Receita Federal.