Categorias Seta
Home > Blog > Como evitar erros contábeis de maneira eficiente?

Como evitar erros contábeis de maneira eficiente?

16 de dezembro de 2019
erros_contábeis

A contabilidade é uma grande aliada da saúde financeira das empresas, e o empresários precisam estar atualizados, em tempo real, sobre todos os aspectos do seus negócios para não correrem riscos e falhas. 

Hoje, separamos algumas dicas para evitar erros contábeis e otimizar o capital. Veja abaixo!

 

Acúmulo de tarefas

Essa dica é válida principalmente para pequenas empresas que ainda estão se acostumando com o mercado. Com o acúmulo de tarefas, o gestor do estabelecimento pode ficar saturado com problemas que não são da sua responsabilidade, e assim acabar comprometendo o orçamento da marca.   

Para evitar que isso aconteça, é importante dividir as tarefas entre os seus colaboradores, de modo que cada um fique com a sua parte e o gestor possa se dedicar às atividades financeiras.

 

Falha nos cálculos

O monitoramento dos cálculos parece uma tarefa simples, mas exige muita concentração, experiência e preparação. Não se atentar na revisão e atualização dos livros contábeis aumenta as chances de riscos e falhas, fator que pode ser prejudicial mesmo com soluções financeiras automáticas. 

Não conferir informações e erros de digitação propicia outras falhas como gastos não previstos, por exemplo, o que pode acabar em grandes problemas.

 

Falta de comunicação com o profissional

O contato entre a sua equipe e o profissional de contabilidade é essencial para que você esteja ciente do andamento das finanças da sua empresa. Além disso, é normal que as normas e leis sofram alterações, principalmente no Brasil, e você precisa que estar ciente de todas essas condições para que alguma novidade não influencie no cotidiano do negócio.

 

Pagamentos

Todas as empresas têm deveres de pagamentos a serem cumpridos, independentemente do seu porte, e é comum que alguns desses passem despercebidos caso não haja um bom controle – isso vale tanto para custos fixos (como contas de telefone, água e luz), como para pagamento de fornecedores. 

É importante ter em mente que atrasos acarretam juros desnecessários, sendo assim, é preciso ficar atento. 

 

Quer evitar prejuízos e manter a saúde financeira da sua empresa em dia? 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nossos serviços.

Whatsapp