Categorias Seta
Home > Blog > Como migrar o sistema contábil para a nuvem?

Como migrar o sistema contábil para a nuvem?

10 de março de 2020

Muitas áreas vem se beneficiando com o avanço da tecnologia, e na contabilidade isso não é diferente. Um exemplo disso é o armazenamento de dados nas nuvens. 

No texto de hoje, atualizaremos você sobre o assunto e ensinar como migrar o sistema contábil em segurança! 

Vamos conferir?

 

O que é contabilidade na nuvem?

Basicamente, a contabilidade na nuvem são os serviços e gestão contábil organizados em uma solução de computação em nuvem. 

Isso significa que a empresa deixa de operar com softwares instalados na máquinas e servidores locais e passa a atualizar o sistema com base na nuvem – que utiliza plataforma 100% on-line e serviços remotos, proporcionando mais agilidade e segurança. 

 

Agora que você já sabe como funciona a contabilidade na nuvem, aprenderemos como migrar o sistema contábil de uma empresa para lá. 

 

Plano estratégico

O primeiro passo antes de realizar a mudança de um servidor físico para a nuvem é criar um plano estratégico. Para isso, será necessário:

  • Estudar e entender as políticas da nuvem. É importante lembrar que cada cliente tem as suas próprias peculiaridades;
  • Organizar a nuvem referente ao modelo de trabalho já utilizado. Certificando-se de revisar quais são as políticas empresariais e as necessidades do escritório e dos clientes, de modo que a nuvem fique estruturada para adequar-se ao modelo ideal de trabalho. 
  • Uma boa dica é ilustrar os processos para torná-los mais visual, assim é possível facilitar a visualização ou possíveis ajustes. 

Com o seu plano de trabalho organizado para sair do modelo físico, é preciso entender como migrar todas essas informações para a nuvem – este será o nosso próximo tópico. 

 

Métodos de Migração

Diversos métodos de migração estão disponíveis, e hoje apresentaremos, abaixo, alguns deles. 

 

Direct Connect

O Direct Connect tem como função acelerar as transferências de rede – entre o seu database e o do sistema – sendo assim, é possível estabelecer uma conexão de rede em um dos locais do Direct Connect.

Essa conexão pode ser dividida em muitas interfaces virtuais, possibilitando utilizar essa mesma conexão no acesso de recursos públicos.

Outro ponto é que as interfaces podem ser configuradas a qualquer hora para suprir necessidades do momento. O Direct Connect é uma ótima opção para que a migração seja realizada. 

 

Snowmobile

Outro ótimo serviço para realizar a migração. Ele utiliza uma maneira segura de envio para transferir grandes quantidades de dados, de dentro e fora do servidor.

Essa é realizada por meio de uma interação personalizada, que oferece segurança, velocidade e pode vir a custar somente um quinto do valor de uma internet potente – de alta velocidade.

 

Snowball

Consiste em utilizar dispositivos para que a transferência duma grande quantidade de dados seja feita para dentro de um servidor. Essa funciona de maneira rápida e segura: primeiro, cria-se uma tarefa no Console de Gerenciamento e um dispositivo da plataforma será enviado automaticamente, quando receber, o conecte a sua rede local.

Feito isso, realize o download e execute o cliente do Snowball para criar uma conexão, depois use o cliente para escolher os arquivos que deseja mover para o dispositivo.

 

Que tal migrar o seu sistema para nuvem? 

 

Whatsapp