Se engana quem pensa que contabilidade ainda se limita a uma sala, com diversos profissionais em meio à papéis, buscando arquivos em armários e adquirindo conhecimentos através de grandes livros.
A tecnologia avança a cada dia que passa, e o setor contábil vem se desenvolvendo junto. Por esse motivo, preparamos as tendências na contabilidade no ano de 2020.
Vamos conferir?
Contabilidade digital
A contabilidade digital surgiu com o intuito de possibilitar o consumo de tempo e dinheiro de forma efetiva. Com auxílio de sistemas automatizados e de gestão contábil, o trabalho passa a ser mais produtivo.
Alguns pontos são de suma importância no movimento de digitalizar a contabilidade, como a gestão digital de documentos, por exemplo.
Arquivos em nuvem
Muitos documentos fiscais como a Nota Fiscal, por exemplo, se tornaram digital nos últimos anos, de maneira que o recebimento, emissão e armazenamento seja apenas digital – sendo o único formato válido legalmente.
Assim, o número de arquivos impressos armazenados e geridos pela contabilidade foram reduzidos – e muitos escritórios passaram a guardar todos e quaisquer documentos digitais, com intuito de facilitar o desempenho.
A alternativa mais otimizada encontrada por esses foi o armazenamento em nuvem, sendo que esse é a forma mais segura de guardar as informações – já que essas estarão seguras de qualquer eventualidade e podem ser compartilhadas facilmente.
Inteligência Artificial e Automação
Em constante desenvolvimento e ascensão, a Inteligência Artificial (AI) vem sendo utilizada de diversas formas na contabilidade – que vão desde a automação total de tarefas básicas até a ajuda em atividades dos colaboradores para que a produção seja otimizada.
Outras tarefas como extração de informações de contratos, monitoramento de estoque e auditoria já aplicam recursos como aprendizado de máquina – ferramenta em que os algoritmos amplificam a capacidade de aprender sozinhos e melhorar processos de forma automática.
Redes sociais
As redes sociais vem sendo utilizadas por muitos escritórios como a conexão ideal entre clientes e empresas – e é esperado que esses meios de comunicações continuem em alta.
Ficaram claras as novas tendências contábeis? Quais delas você já vem fazendo uso?