Categorias Seta
Home > Blog > Contabilidade estratégica: o que é e como funciona?

Contabilidade estratégica: o que é e como funciona?

21 de julho de 2020

A contabilidade é uma parte importante na gestão de qualquer empresa. Ela é capaz de trazer organização, lucratividade e desenvolvimento sustentável para o seu negócio. Nos dias de hoje, a área contábil tem evoluído a passos largos e foi assim que surgiu a contabilidade estratégica.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona essa ferramenta e vai conhecer todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.

O que é contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica permite o gerenciamento dos dados de um negócio e a elaboração de novas estratégias para o crescimento do empreendimento.

Os objetivos mais importantes da contabilidade estratégica incluem estruturar planos e projetos econômicos, comunicar essas estratégias a todos os setores da empresa, prezar pela aplicabilidade das ideias no dia a dia do empreendimento, controlar o avanço dos projetos, traçar metas para o desenvolvimento de um negócio e possibilitar o alcance desses propósitos.

Tudo isso é possível com base em relatórios que fornecem detalhes minuciosos sobre o ambiente externo e interno da empresa. Assim, muito mais do que um instrumento de informação, a contabilidade estratégica passa a ser indispensável para a tomada de decisões dentro de uma empresa e o planejamento de ações de crescimento saudável dos lucros.

Como funciona?

O planejamento proposto pela contabilidade estratégica engloba áreas diversas: custos, preços, pessoal, finanças e investimento. O objetivo é reduzir os gastos da empresa e utilizar de maneira inteligente a verba disponível. Para isso, é preciso identificar as despesas necessárias e aquelas que prejudicam o orçamento do negócio.

É preciso reformular os preços dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, levando em consideração fatores como competitividade, gastos de produção e pesquisas de mercado. Parte do sucesso desses planos é uma equipe capacitada e alinhada com as metas, satisfeita e motivada para alcançar os resultados pretendidos.

Vale lembrar que as estratégias contábeis devem ser elaboradas em conjunto com o setor financeiro. A troca de informações entre essas áreas deve acontecer de maneira sincronizada, para que os prazos e números relevantes para o desempenho do negócio se mantenham sempre atualizados.

Por fim, é preciso pensar nos investimentos. Pela sua complexidade, é fundamental avaliar as melhores oportunidades de aplicação. Isso é possível com a contabilidade: é ela a responsável por apresentar dados reais sobre o negócio e garantir que os investimentos sejam realizados de forma segura e rentável para o empreendimento.

Benefícios da contabilidade estratégica

Pensada de forma estratégica, a contabilidade traz vantagens capaz de otimizar os resultados de qualquer empresa. Com uma visão ampla do seu negócio, você poderá se destacar da concorrência, ter exata noção dos pontos a serem aprimorados no seu empreendimento e elaborar os melhores planos para alcançar as metas definidas no menor tempo possível.

Já está convencido da importância da contabilidade estratégica para o seu negócio? Agora, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, conte com a J. Folador, uma empresa séria e comprometida com o seu sucesso. Acesse nosso site e confira todas as opções de serviços que disponibilizamos!

Whatsapp