Explicando a Sociedade Limitada

Digamos que você está abrindo uma empresa agora e apareceram alguns termos que deixaram muitas dúvidas na sua cabeça. O que fazer, J.Folador?

Vamos te explicar hoje sobre a sociedade limitada.

A J.Folador apoia e ajuda na abertura das empresas desde os primeiros passos, oferecendo todas as facilidades para deixar tudo menos burocrático.

E é nesse processo de estudo da sua empresa que é preciso conhecer e entender todas as informações para saber se ela se encaixa na Sociedade Limitada. 

É importante saber que na legislação brasileira existem outras categorias e que é preciso saber exatamente do que o seu negócio vai se tratar para poder se enquadrar em alguma delas. E fique sabendo que nós estamos aqui para auxiliar o empreendedor que quer entender os melhores caminhos.

Vamos lá…

Uma sociedade limitada, conhecida também como LTDA, é um dos tipos mais comuns de empresas no Brasil, principalmente porque esse tipo de empresa permite a separação dos bens pessoais dos bens que são da pessoa jurídica. E essa separação é muito importante para a maioria dos empreendedores, pois qualquer negócio, seja qual tamanho for, possui riscos envolvidos.

Na prática, isso quer dizer, que enquanto a empresa está a pleno vapor, poderão surgir dívidas e essas dívidas deverão estar limitadas aos patrimônios do próprio negócio, ou seja, se o empreendimento estiver aberto como LTDA, os sócios garantem que os bens pessoais não sejam confiscados para os pagamentos das dívidas adquiridas como pessoa jurídica. As cobranças ficam limitadas ao patrimônio da empresa.

E como funciona uma empresa de sociedade limitada J.Folador?

Quando se abre uma Sociedade Limitada (LTDA), estamos abrindo uma empresa que possui mais de um sócio, com divisão de tudo, inclusive das responsabilidades e lucros. Tudo isso é discriminado no Contrato Social, que é a mesma coisa de uma identidade jurídica própria.

Os sócios definem suas quotas e o número mínimo de participantes da LTDA é de dois sócios, podendo haver outras pessoas e as mesmas devem constar no Contrato Social.

É preciso saber também que no Contrato Social deve haver todos os dados dos envolvidos, como CPF ou CNPJ do sócio, endereço, estado civil, profissão, etc. E deve-se deixar estabelecido claramente quem será o sócio-administrador do negócio.

Anote aí…

Os dados obrigatórios para a confecção do Contrato de abertura são:
  • nome empresarial;
  • capital da sociedade, expresso em moeda corrente;
  • a quota de cada sócio, a forma e o prazo de sua integralização;
  • endereço da sede (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade federativa e CEP), endereço das filiais, se houver;
  • objeto social;
  • prazo de duração da sociedade;
  • data de encerramento do exercício social, quando não coincidente com o ano civil;
  • as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
  • qualificação do administrador, não sócio, designado no contrato;
  • participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
  • foro ou cláusula arbitral.

Além disso, você precisa saber que embora a LTDA aconteça por meio de dois sócios, há uma possibilidade de abertura de uma Sociedade Limitada Unipessoal, onde apenas um sócio pode organizar o negócio dentro de todos os parâmetros de uma limitada.

Quer saber mais sobre isso? Entre em contato agora mesmo que temos um time de consultores prontíssimos para te atender.

#jfolador #financeiro #contabilidade #curitiba #empresas #empreendedores #empreendedorismo #ltda

Deixar uma resposta

um × dois =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.