Inscrição municipal e estadual: será que minha empresa tem?

Quando pensamos em abrir uma empresa, muitas dúvidas surgem. Por isso estamos aqui para te auxiliar em todos as etapas da sua empresa.

Muitas empresas nos questionam, ao fazer algum cadastro, qual o número da Inscrição a empresa possui. Dependendo do tipo de empresa, você pode ter somente uma ou as duas.

Todas as empresas possuem uma Inscrição Municipal, que é a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. E para emitir notas na prefeitura do seu município, você precisará ter uma Inscrição Municipal.

A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada.

Já a Inscrição Estadual, não é obrigatória para todas as empresas. Ela é um registro que algumas empresas precisam ter para emitir nota fiscal e contribuir com o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Então a diferença entre elas é que a Estadual é obrigatória somente para contribuintes do ICMS, já a Inscrição Municipal é exigida para todas as pessoas jurídicas atuantes no município.

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