Categorias Seta
Home > Blog > Mercado de trabalho: a importância de entender o cenário atual

Mercado de trabalho: a importância de entender o cenário atual

24 de junho de 2020
mercado_de_trabalho_cenário_atual

A realidade das empresas tem passado por um período de fortes transformações e impactos causados por inúmeros acontecimentos e fenômenos. Tais ocorrências têm rompido as fronteiras, não se limitando apenas ao território brasileiro, chegando a ter proporções mundiais.

 

Nesse contexto, o mercado de trabalho também foi afetado quase que imediatamente pelo cenário atual, por isso, é muito importante entender todas as variáveis para que a tomada de decisão seja assertiva, bem como se possam traçar estratégias que visem o reestabelecimento da normalidade.

 

Para que você entenda mais desse cenário que introduzimos acima, preparamos este artigo em que te levaremos a pensar na importância de entender o mercado de trabalho diante do cenário atual. Então, encontre um lugar confortável e continue esta leitura para saber mais sobre esse tema!

 

O atual cenário do mercado de trabalho

O atual cenário do mercado de trabalho no ano de 2020 pode ser dividido em dois grandes marcos: o antes e o depois da pandemia da COVID-19. Antes do surgimento dessa doença, a economia brasileira caminhava a passos lentos rumo à recuperação, principalmente, na geração de novos postos de emprego.

Com mais pessoas empregadas, a circulação da renda começou a aumentar que, por consequência, aumentou o nível de consumo. Todo esse movimento do mercado de trabalho impulsionou a economia, mesmo que em um ritmo bem lento.

 

Com a evolução da COVID-19 ao nível de pandemia, que tem afetado fortemente o Brasil, o mercado de trabalho voltou a recuar. De acordo com o jornal O Globo, o desemprego subiu para 12,6% em abril e o número de desalentados regista nível histórico.

 

Todo esse efeito se dá pela desaceleração da economia, o que gera o fechamento de postos de trabalho, redução da jornada e, inclusive, dos níveis salariais.

 

A partir dessa narrativa, certamente, fica mais fácil de visualizar a importância de entender o cenário atual do mercado de trabalho.

 

Ajuda na readaptação e realocação de profissionais

Entender o atual cenário do mercado de trabalho vai ajudar na mobilização dos esforços de empresas e cidadãos em prol da readaptação e realocação de profissionais, tendo em vista que haverá um forte impacto sobre o rumo profissional de muitas pessoas.

 

Nessa fase, para manter a renda, muitas pessoas terão de migrar para uma nova área profissional e, até mesmo, desenvolver habilidades multidisciplinares, possibilitando que tenha uma fonte de renda complementar.

 

Pelo lado das empresas, haverá a necessidade de realocação de profissionais, na busca de reestabelecer o bom funcionamento do empreendimento. Nesse sentido, os impactos no mercado de trabalho continuarão a ser intensos, principalmente, porque necessitará de um longo espaço de tempo para readaptação e regularização desse ecossistema.

 

Desenvolvimento de ações estruturadas

Outro ponto muito importante de entender o atual cenário do mercado de trabalho diz respeito ao desenvolvimento de ações estruturadas entre os setores público e privado, para que assim, possa haver incentivo ao emprego e o desenvolvimento de programas assistenciais (tanto para empresas, quanto para os cidadãos).

 

Mas esse empenho somente será efetivo com base no entendimento amplo do atual cenário do mercado de trabalho, o que vai direcionar os esforços e todo o planejamento para alocação dos recursos.

 

Apoio na gestão das empresas

Como dissemos anteriormente, mais do que nunca, o mercado de trabalho tem passado por fortes transformações, muitas delas causadas pelo cenário mundial, outas impostas pelo que é conhecido como TD — Transformação Digital.

 

As empresas devem se planejar para um processo de adaptação e organização para a atual configuração do mercado de trabalho, onde vivenciamos uma forte tendência e necessidade da adoção do Home Office e do tele trabalho. Isso demanda uma readaptação das lideranças na gestão de pessoas no que tange a manutenção da motivação e acompanhamento do trabalho que tem sido realizado pelos colaboradores que estão atuando nessa modalidade.

 

Todos os pontos citados aqui devem ser levados em consideração em conjunto, agindo como um catalizador para o entendimento do atual cenário do mercado de trabalho e a adoção das medidas necessárias para a retomada do ritmo de estabilização.

 

Gostou do tema que abordamos no artigo? Temos outros no nosso blog que podem ser do seu interesse. Aproveite para conhecer os nossos serviços e tenha a J.FOLADOR como a sua parceira de negócios e assessoria!

 

Whatsapp