Categorias Seta
Home > Blog > O papel da contabilidade nas empresas em tempos de crise

O papel da contabilidade nas empresas em tempos de crise

27 de agosto de 2020

Nunca é fácil trabalhar durante a gestão de uma crise e, acima de tudo, é necessário que as empresas se cerquem dos melhores profissionais para conseguir os melhores resultados, evitando que os problemas se agravem e tragam riscos ainda maiores para a continuidade do negócio.

Um dos setores mais importantes neste momento é o da Contabilidade. E é exatamente este o tema deste texto. Qual é o papel da área contábil nos momentos de crise? De que forma pode auxiliar na busca pelas soluções? A seguir, apresentaremos algumas considerações sobre o assunto.

Entendimento do fluxo de caixa

O maior desafio nos momentos de crise é conseguir estabilizar o fluxo de caixa e tentar, ao máximo, evitar grandes quedas nos rendimentos, para que a empresa possa manter a melhor operação possível, evitando muitos cortes e eventuais demissões.

Nesta situação, a Contabilidade torna-se uma aliada essencial. Isso porque este é o setor capaz de computar todos os eventos financeiros da empresa, seja em termos de pagamentos ou receitas e, a partir disso, construir um plano para que se chegue à solução ideal, facilitando também a tomada de decisões em termos de:

– Preços;
– Promoções;
– Cortes;
– Etc.

A correta visão sobre o momento financeiro na crise depende do uso dos recursos contábeis para organizá-los.

Redução de custos

Ainda em um tema relacionado ao tópico anterior, o contador também será um ótimo parceiro nos processos de cortes. Na crise, é inviável imaginar que todos os investimentos serão mantidos. Mas também é preciso saber em quais setores é realmente útil e decisivo fazer as reduções.

O trabalho da Contabilidade é, com os dados financeiros recolhidos, indicar setores em que pode haver reduções, feitas com responsabilidade e diminuindo, ao máximo, a perda de ativos importantes, em termos de qualidade da produção e ações perante o público.

Para sair da crise, nada melhor do que seguir oferecendo um bom serviço, mas com menor gasto.

Questões legais

E, para além das questões financeiras e de entendimento do fluxo de dinheiro da empresa, o contador também se torna peça essencial na manutenção da empresa dentro dos parâmetros da lei.

Geralmente, ocorrem mudanças legais durante crises, com taxações diferentes, linhas de crédito etc. É difícil acompanhar todo esse movimento e, por isso, ter um especialista em temas contábeis é essencial para que a empresa possa agir da melhor forma no mercado.

Além disso, em casos de demissões ou mudança de regime contratual, também é importante a orientação legal para que tudo seja feito corretamente, sem riscos de eventuais processos posteriores. Mais uma vez, o contador se torna um aliado no entendimento destas questões.

Estes são alguns dos papéis da Contabilidade na ajuda às empresas em momentos de crise. Situações excepcionais exigem alterações no funcionamento do negócio e, para isso, nada melhor do que ter especialistas no assunto para lidar e diminuir ao máximo os problemas, garantindo um futuro mais seguro.

Quer contar com os melhores serviços de Contabilidade? Confira o nosso trabalho e saiba no que podemos auxiliar você e sua empresa, com soluções modernas e de qualidade para o setor contábil.

Garantimos uma relação humanizada e personalizada, para que cada cliente receba os serviços desejados e necessários para o seu sucesso.

Whatsapp