O papel da contabilidade para a tomada de decisão das empresas

A contabilidade costuma ser bastante subestimada por gestores, o que pode se tornar um erro fatal para a empresa. Afinal, ela possui as ferramentas necessárias – e essenciais – para que os negócios possam permanecer vivos e operantes no mercado, além de aumentar as chances de sucesso da empresa.

Dessa maneira, é preciso aprender a valorizar mais esse processo e incluí-lo em suas ações estratégicas para garantir o bom desenvolvimento da empresa.

A importância de se ter um contador confiável

A primeira coisa que você precisa entender é que a figura do contador vai além de simplesmente a pessoa que resolve assuntos burocráticos relacionados a DARFs e entrega de balancetes atrasados.

O profissional da contabilidade, na verdade, por ter acesso a todo o desenvolvimento financeiro da empresa, é uma das pessoas que tem mais “munição” para oferecer uma melhor consultoria na hora de avaliar e planejar negócios.

Se relacionar com a contabilidade significa ter uma visão geral – e realista – do andamento da empresa. Isso acaba gerando uma consciência maior na hora de deliberar planos e tomar decisões de impactos não só de curto, mas principalmente de médio e longo prazo.

Então, a contabilidade acaba se tornando uma peça fundamental que vai além de planejar, medir e avaliar propostas e performances, pelo contrário, munida das informações corretas ela pode ir além, dando suporte na decisão de tabulação de preços e na avaliação de ações alternativas para a empresa.

Isso acontece porque o contador á capaz de identificar, analisar, mensurar e reportar de maneira clara e concisa qualquer questão econômica dos negócios.

Previsão de lucros assertiva

Se perguntar, é possível que todo gestor confirme ser capaz de avaliar e prever lucros para um determinado período. Todavia, quão confiante eles estão em relação aos seus números? O quanto foi baseado em dados reais e o quanto foi baseado em suposições?

Bem, o conhecimento técnico de um contador em analisar receitas, custos, despesas e outras contas que impactam as finanças da empresa reduzem a zero essas decisões baseadas em estimativas, pois ele terá em mãos dados realmente concretos e transparentes.

Com isso eles são capazes de fazer uma projeção além da previsão de lucros, calculando, também, eventuais investimentos e possibilidades que no futuro possa aumentar a receita.

Vantagens de se ter um contador

Além do controle financeiro, da consultoria e das projeções futuras que já conversamos, ter um contador significa uma redução de custos tributários indesejados, pois ele terá a expertise de escolher o regime de arrecadação tributária mais eficiente para os negócios.

No caso de requerimento de empréstimos, o contador conseguirá apresentar documentos concretos, transparentes e – mais importante – assertivos quando forem solicitados, facilitando a viabilização da linha de crédito.

Por fim, a vantagem mais óbvia é justamente a mais ignorada: o fato de o profissional da contabilidade conhecer todos os meandros dos processos contábeis. Isso traz economia de tempo para que o gestor possa se livrar desse tipo de burocracia e foque no que realmente importa: o crescimento de seus negócios.

Deixar uma resposta

16 + sete =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.