O que é balanço patrimonial e como posso aplicá-lo na minha empresa?

Contabilidade da empresa é a área que abrange os mais diversos tipos de registro sobre movimentação financeira do negócio. É de responsabilidade do profissional contábil manter as informações atualizadas e fornecer o que é relevante para o crescimento da empresa. Afinal, a saúde financeira do empreendimento é capaz de evoluir ou regredir seu progresso.

Compreenda agora o que é balanço patrimonial e como usufruir suas vantagens para o negócio.

Balanço patrimonial: definição e importância

Balanço patrimonial é uma alternativa financeira que oferece um panorama sobre as finanças e patrimônio da empresa, em períodos fechados ou fases. É imprescindível que a empresa conheça a fundo as informações sobre seu balanço patrimonial.

Esse nome deve-se ao que ela se propõe: analisar qual é o patrimônio do empreendimento, no momento, de forma quantitativa e qualitativa. Normalmente, a análise de balanço patrimonial é realizada anualmente.

Principais componentes da ferramenta são:

1. Ativos:

Componentes ativos referem-se aos bens e direitos da empresa, sendo classificados como circulante e não circulante. Circulante é o ativo em que seu prazo de realização pode acontecer em um ano. Exemplos:

– Contas a receber;
– Aplicações;
– Estoque;
– Conta corrente;
– Caixa;
– Etc.

Não circulante é o ativo que possuem tempo maior que um ano, podendo ser:

– Investimentos;
– Intangível;
– Imobilizado;
– Entre outros.

2. Passivos:

Componentes passivos são as obrigações da empresa, podendo ser chamados de circulante ou não circulante, sob o mesmo critério dos componentes ativos. Exemplos:

– Salários;
– Impostos;
– Fornecedores;
– Financiamentos;
– Empréstimos realizados em banco.

3. Patrimônio líquido:

Já para o patrimônio líquido, avalia-se a diferença entre a quantidade total de ativos e passivos. Espera-se que o patrimônio líquido seja elevado, pois ilustra um cenário mais positivo para o negócio.

Patrimônio líquido também corresponde ao capital social e lucros acumulados. Os responsáveis podem investir o valor na empresa ou mantê-lo como reserva para imprevistos.

Como aplicar um balanço patrimonial na minha empresa

Realizar o balanço patrimonial na empresa não é difícil, mas necessita atenção aos detalhes. Antes de qualquer coisa, é importante atentar-se aos dados financeiros do negócio em todo o ano abordado.

Confira o passo a passo para realizar o balanço patrimonial na sua empresa:

– Escolha um período de análise para o balanço patrimonial;
– Puxe todo o registro de ativos da empresa;
– Puxe todo o registro de passivos da empresa;
– Realize o levantamento do patrimônio líquido;
– Faça a soma de todos os componentes do balanço patrimonial.

Conclusão

Com o dado obtido, inicie uma análise aprofundada sobre a estrutura do empreendimento para identificar se existe muito ou pouco recurso, o montante de dívidas etc. A partir das relações feitas, é possível identificar a situação da empresa e saber qual o melhor momento para investir.

Saber arquitetar um balanço patrimonial é fundamental para o crescimento do negócio. A ferramenta fornece todas as informações para a tomada de decisões, possibilitando a observação acurada sobre a trajetória da empresa, sua capacidade de lucro, endividamento, investimento e progresso.

Acesse a página de serviços para visualizar opções para o seu negócio!

Deixar uma resposta

13 + 1 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.