Você sempre sonhou em entrar no mundo empreendedor, mas não sabe ao certo em qual negócio investir e nem o que você precisa fazer para concretizá-lo? Então essa matéria é para você!
Separamos algumas dicas que vão te auxiliar para que você encontre o empreendimento ideal e não corra riscos, confira a seguir.
Qual será o meu negócio?
O primeiro passo antes de abrir uma empresa é pensar em qual tipo de negócio pretende investir. Salão de beleza, loja virtual, food truck, loja de roupas, restaurante e street food são algumas ideias, porém existem milhares de negócios que podem ser desenvolvidos, tanto nas capitais quanto nas cidades do interior do Brasil. Além disso, existem outros ramos como: comércio eletrônico, franquia, startup, escritório home office, cooperativas e associações.
Documentos necessários
Após a decisão de qual será o seu negócio, chegou a hora de formalizá-lo. Mesmo com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e a inscrição na Previdência Social em mãos, existem uma série de licenças, alvarás e registros necessários para que o seu empreendimento possa funcionar legalmente. Por isso, separamos quais são eles para você:
Contrato social
Tem como objetivo ajustar as participações de capital de cada um dos sócios da empresa, além de definir quais serão as atividades e funcionamento (como modelo tributário, por exemplo). Também é necessário que o nome e o objeto social escolhidos estejam disponíveis para que o documento seja elaborado – esse deve ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Registros
Como dito acima, existem alguns registros que você deverá adquirir, e o primeiro deles é na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas no seu estado – a partir dele, a sua empresa começará a existir.
Este deve ser realizado antes de você obter o CNPJ, ele é um requisito essencial para que o processo de legalização seja formalizado (entretanto, não oferece autorização para que a sua empresa comece a funcionar).
Não se esqueça de consultar se o nome empresarial que você escolheu já não está sendo utilizado.
Além disso, você também precisará se preocupar com alvará de localização, inscrição municipal e licenças/inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais. E, para realizar o procedimento de maneira correta, é essencial que você tenha o auxílio de um contator. A J Folador se coloca à disposição para fornecer todo o apoio profissional e evitar que você corra qualquer tipo de risco.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso serviço.
3013-1933