Categorias Seta
Home > Blog > Obrigações tributárias demandam mais de 1,5 mil horas por ano das empresas

Obrigações tributárias demandam mais de 1,5 mil horas por ano das empresas

3 de setembro de 2021

Você já parou para pensar quanto tempo a sua empresa gasta com as obrigações tributárias? O Banco Mundial fez este cálculo e concluiu que os brasileiros são os que mais investem tempo em todo mundo: entre 1.483 a 1.501 horas por ano entre preparo, a declaração e o pagamento dos tributos. 

Os dados foram divulgados no relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021. A conclusão do Banco Mundial é que “leis complexas, requisitos fiscais complicados, incidência de vários tributos sobre o mesmo fato gerador e altas cargas tributárias constituem os principais obstáculos”. Mais do que isso, representa uma oportunidade de melhoria dos negócios.

Além da tributação nacional, obrigações estaduais também impactam o desempenho dos empresários de cada localidade. Os melhores resultados foram registrados nos estados de Espírito Santo, Rondônia e Alagoas e, de acordo com os responsáveis pelo levantamento, indicam regulamentação de negócios mais eficiente, com processos mais rápidos, simples e baratos do que a média nacional. 

Ranking mundial

O Banco Mundial avalia também o ambiente de negócios em 190 países. Neste levantamento, apenas Rio de Janeiro e São Paulo são analisados e fizeram com que o Brasil ocupasse a 124ª posição no ranking mundial em 2019.

Com informações de Contábeis 

Whatsapp