Pode pagar contas do sócio com a conta da empresa?

Um dos principais erros que os empresários comentem na administração de suas empresas é misturar as contas da Pessoa Jurídica com as contas da Pessoa Física!

Um dos princípios contábeis fala justamente sobre isso, é o Princípio da Entidade! que está disposto na Resolução CFC 750/93 no Art. 4º

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.


Pode parecer meio óbvio isso de separar as contas da empresa e do sócio, mas muitos empresários não seguem isso, em especial os micro e pequenos empresários. E isso acaba ocasionando a falta de clareza nas contas da empresa, e consequentemente no seu lucro. E por isso muitos empresários acabam nem sabendo qual o lucro de suas empresas, pois ferem esse princípio fundamental para uma melhor contabilidade.

Por isso é muito importante ter uma assessoria contábil como a J.Folador para assessorar a sua empresa e dar mais clareza aos resultados dela.

Como deve ser usada as contas da empresa?

  • Contas bancárias da empresa somente devem ser utilizadas para pagamentos de contas e boletos da própria empresa
  • Compras de bens e materiais com a Razão Social da empresa, deve ser feita somente se for para o benefício da empresa.
  • Os sócios deverão receber pro-labore e retirada de sócio

Agora que você já sabe desse princípio, comece separando as contas da empresa das suas pessoal, e não mais misture as suas despesas com as contas da sua empresa. Afinal, está na hora de mudar para finalmente conseguir ver o lucro real da sua empresa.

Caso queira um atendimento mais personalizado e aprofundado para a sua empresa, converso conosco da contabilidade J.Folador. Estamos aqui para lhe auxiliar.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *