Categorias Seta
Home > Blog > Qual a importância do licenciamento para a sua empresa

Qual a importância do licenciamento para a sua empresa

6 de fevereiro de 2020
qual-a-importancia-do-licenciamento-para-a-sua-empresa

Num país como o nosso, em que cada vez mais pessoas resolvem tocar seu próprio empreendimento (sim, esse é um talento que está no nosso sangue), saber sobre todas as licenças e autorizações que precisamos ter para que nossas empresas funcionem regularmente é essencial. E, nesse cenário, não podemos deixar de falar sobre o licenciamento.

O que é licenciamento de empresas?

O licenciamento de empresas é uma etapa básica de regularização com os órgãos competentes.

Por meio do sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), é possível abrir empresas e obter as licenças necessárias para o segmento, além de registrá-las como instituição ativa na Administração Pública da União, dos Estados e dos Municípios.

Caso haja a necessidade de fechamento da empresa (por conta do encerramento das atividades), o processo também é feito via sistema RLE, portanto, de maneira bastante simplificada, o empresário pode ter acesso a todos os serviços num único sistema quando opta pelo licenciamento.

Como funciona o processo de licenciamento?

Após a inscrição da empresa na Junta Comercial do Estado e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o Sistema Integrado de Licenciamento abre a solicitação de licenciamento.

Para que o licenciamento seja concedido, analisa-se se o risco do negócio é alto ou baixo, além do enquadramento numa área de atuação.

Todo o processo é feito de forma on-line.

Por que é importante fazer o licenciamento?

Com o licenciamento, você, empresário, tem várias vantagens. As principais são:

– Autorização de funcionamento;

– Menor burocratização nos processos;

– Licença de todos os órgãos necessários num único lugar;

– Prazos de validade reunidos em um só documento;

– Condições e restrições do negócio estabelecidas no próprio sistema;

– Atualização de dados e informações no mesmo sistema de cadastro.

E há mais um benefício em destaque para o licenciamento: com a certificação obtida pelo SIL, a apresentação dos documentos físicos da empresa é dispensada, pois o licenciamento representa todos eles.

Como fazer o licenciamento?

Com certeza, ter o licenciamento da sua empresa é uma excelente alternativa para seu negócio, mas, neste momento, você deve ter dúvidas sobre como fazê-lo.

A melhor escolha é selecionar um escritório de contabilidade de tradição e confiança, pois profissionais gabaritados serão amplamente capazes de direcioná-lo quanto à documentação necessária, taxas a serem pagas, assinaturas a se recolher e todas as demais etapas de abertura de um novo negócio.

Se você está buscando um escritório de tradição e alta competência, o J. Folador é a escolha certa. Com mais de 40 anos de atuação no mercado, essa equipe está extremamente preparada para atender a todas as suas necessidades e encontrar as soluções perfeitas para seus negócios.

A escolha de um bom escritório de contabilidade fará toda a diferença no sucesso de sua empresa e evitará uma série de possíveis problemas no futuro, permitindo que você se concentre no que realmente importa: o crescimento de seu empreendimento.

Saiba mais sobre o escritório J. Folador e seu trabalho de excelência. A equipe estará à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

 

Whatsapp