Quem recebe pensão ou aposentadoria pode ter isenção do IPTU.

Direitos que estão assegurados em lei no nosso país.

Os aposentados e pensionistas do INSS possuem inúmeros direitos que estão assegurados em lei no nosso país. Muitos deles que não são nem cogitados por falta de informação. E, entre os diversos benefícios, a legislação isenta as pessoas com situação de vulnerabilidade do pagamento do IPTU.

Isso mesmo! Se você recebe o benefício do INSS por aposentadoria ou pensão, você tem isenção da taxa do Imposto Territorial e Predial Urbano.

Óbvio que cada município tem as suas regras específicas, porém, em Curitiba um grupo de idosos possuem algumas vantagens como, a redução do valor venal do imóvel de onde moram para efeito no valor pago do IPTU. Para isso, esses idosos devem ter 65 anos completos (com exceção dos aposentados por invalidez), renda familiar inferior a três salários mínimos e ser proprietário de um único imóvel exclusivamente residencial.

Vale lembrar que o benefício de redução de IPTU não precisa ser renovado anualmente, só sendo necessário renovar se, por algum motivo, ele encerrar. Na verdade, o direito só cessará se o idoso comprar outro imóvel ou falecer.

De acordo com a Lei Complementar nº 40/2001 no Decreto 2256/2017, os critérios estabelecem condições para a concessão da isenção total do IPTU. Para isso, é importante estar incluso no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico) atualizado nos últimos 24 meses juntamente à Fundação de Ação Social (FAS). O outro critério é ter uma renda família de até um quarto do salário mínimo nacional vigente no ano anterior ao lançamento. E o último critério é ser proprietário ou possuidor de apenas um único imóvel, de uso não-comercial, sendo utilizado exclusivamente como residência e não ultrapassando o valor de R$ 140 mil.

Agora vamos relembrar… Quem tem direito a isenção do IPTU?

– Aposentados por invalidez pelo Sistema Previdenciário Oficial (INSS ou outro);

– Beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS;

– Pensionistas do INSS ou outro.

Agora que você já sabe essa informação valiosa, que tal conversar com um dos nossos consultores e entender um pouco mais sobre as leis e assuntos vigentes ao tema?

Estamos sempre à disposição.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × dois =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.