Categorias Seta
Home > Blog > Você sabe o que é auditoria contábil?

Você sabe o que é auditoria contábil?

1 de dezembro de 2019
auditoria_contábil

Quem possui uma empresa, provavelmente recorre à contabilidade para saber como andam as finanças do negócio. Entretanto, é comum que ocorra algum imprevisto e os cálculos não estejam batendo, e é aí que a auditoria contábil entra. 

Todo empresário quer prezar pela saúde do seu estabelecimento e, para isso, é necessário ter em mãos o controle de todos os registros. A auditoria contábil, basicamente, é o procedimento que analisa a situação financeira de determinada empresa, porém, ela tem como objetivo averiguar se os cálculos realizados pela contabilidade estão realmente corretos, identificando possíveis fraudes, falhas ou irregularidades na gestão. 

Assim, é feito um estudo de todos os documentos contábeis da empresa, as informações são verificadas junto aos comprovantes originais e/ou através de fontes externas. 

A auditoria é feita por um profissional de Ciências Contábeis com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Geralmente, o dono da empresa tende a acompanhar o procedimento e, caso a empresa conte com o serviço de um contator, ele também pode auxiliar no processo, disponibilizando as informações e documentações necessárias.

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, quando ocorre uma boa auditoria contábil, pelo menos oito áreas do negócio são beneficiadas, são elas:

👉 Financeiro

👉 Econômico

👉 Social

👉 Ético

👉 Administrativo

👉 Patrimonial

👉 Fiscal

👉 Técnico

Quer garantir que as finanças da sua empresa não corram riscos? Realize uma auditoria contábil com a J Folador. Estamos à disposição para atender a sua empresa. 

Whatsapp