Categorias Seta
Home > Blog > X dicas para otimizar os processos financeiros na sua organização

X dicas para otimizar os processos financeiros na sua organização

11 de junho de 2020

Uma boa gestão financeira impacta diretamente no sucesso de uma empresa. Afinal, sem ela, é impossível prever gastos, planejar investimentos, controlar as finanças e evitar gastos desnecessários. Ou seja, é o alicerce da empresa.

São muitos os processos financeiros que fazem parte dessa gestão, por isso, saber administrá-los é uma verdadeira arte. A otimização desses processos deve ser uma meta para os empresários, a fim de garantir um melhor funcionamento dos seus negócios e conseguir aplicar o capital de forma mais assertiva.

Embora as atividades sejam fundamentais para manter o negócio ativo, é o departamento financeiro que administra e promove o equilíbrio entre as despesas e as receitas, permitindo que a empresa permaneça “de pé”.

É preciso que o objetivo financeiro da empresa esteja sempre alinhado às expectativas dela, a fim de conseguir crescer e expandir sua atuação.

Dentre os principais processos financeiros que necessitam de otimização, estão:

– Gestão de contas a pagar e receber;
– Controle do fluxo de caixa;
– Captação de recursos;
– Faturamento;
– Gestão orçamentária;
– Gestão de crédito e cobrança;
– Demonstração de resultados;
– Entre outros.

Assim, quando bem estruturados, esses processos facilitam a rotina de toda a empresa, minimizam a possibilidade de erros, facilitam o processo de tomada de decisão e envolvem o time em um ambiente mais integrado.

Confira algumas dicas que preparamos para otimizar os processos financeiros do seu negócio:

Realize um diagnóstico

Para começar, analise o cenário atual do setor financeiro da sua empresa e dos processos envolvidos. Só assim, você poderá avaliar os pontos fortes e fracos para posteriores ações de correção e aperfeiçoamento.

Analise:

– Pagamentos;
– Recebimentos;
– Registro do fluxo de caixa.

Após isso, converse com a equipe do seu financeiro e levante o máximo de informações possíveis sobre os métodos empregados, as dificuldades enfrentadas por eles, os processos mais morosos e burocráticos, e as sugestões de melhorias. Nada melhor do que a opinião de especialistas da área para um diagnóstico mais realista.

Uma dica importante é mapear cada processo apontado como deficiente ou que possa melhorar de alguma maneira. Realize um levantamento em cada departamento relacionado e descubra como as atividades são executadas. Analise passo a passo dos processos, a fim de identificar os gargalos e os processos ineficientes.

Otimize os processos

Após o diagnóstico dos processos mais críticos, está na hora de colocar a mão na massa para otimizá-los. Para isso, será preciso construir fluxos mais eficientes, eliminando as burocracias demasiadas e tornando as atividades mais práticas e transparentes.

O ideal é adotar um sistema de gestão financeira mais enxuto e mais intuitivo para os colaboradores da área, a fim de otimizar o tempo de trabalho, padronizar as atividades, aumentar a produtividade e reduzir custos com retrabalho e gastos desnecessários.

Automatize

A tecnologia veio para ser uma aliada das empresas no dia a dia. O setor financeiro precisa e deve contar com ela para otimizar seus processos. Invista em um bom software de gestão de pagamento e cobrança, e centralize esses processos em uma só base de dados.

Desde o cadastro do cliente até a conciliação bancária podem ser otimizados através de um software adequado, o que reduzirá consideravelmente as falhas de operação.

Whatsapp