Empreendedorismo tem sido um assunto bastante comentado ultimamente. O que é bom, pois possibilita bastante diálogo e trocas de conhecimento sobre o assunto. Pensando nisso, há alguns fatores que você deve avaliar antes de abrir uma empresa e se tornar um empreendedor.
O mundo dos negócios não é um mar de rosas e, quanto mais informado você estiver sobre o assunto, melhor será o seu desempenho. Então, pegue caneta e papal – ou o seu celular – e anote tudo o que falaremos aqui, pois são fatores importantes para os empreendedores iniciantes.
Plano de negócios e capital para abrir uma empresa
Plano de negócios contém informações importantes sobre a sua empresa, é um documento que dará o pontapé inicial para que o projeto saia do papel.
O plano deve ter:
– Missão, valores e metas da empresa;
– Planejamento tributário e financeiro;
– Estudo de viabilidade econômica;
– Estratégias de Marketing;
– Auxílio contábil;
– Entre outros.
Outro ponto importantíssimo é a reserva financeira para eventualidades. Não falamos sobre o capital que você vai usar para abrir a empresa, mas uma reserva.
É muito comum que os negócios demorem um tempo para dar o lucro planejado, além disso, em caso de alguma crise ou outros problemas, essa quantia pode ajudar a resolver.
Organize as suas finanças e conheça o regime tributário
O profissional da contabilidade é o que vai te ajudar a entender melhor sobre a tributação de empresas. Temos três regimes: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Há muita burocracia e o contador sabe ao certo que tributos pagar, como fazer para organizar as suas finanças, enfim. Optar por “economizar” na consultoria e trabalho de um contador pode ser um grande erro.
Também pode tirar dúvidas e aprender sobre finanças, afinal, você administra a sua empresa agora. Por exemplo, a separação das finanças pessoais das da sua empresa é o primeiro passo para ser organizado e bem-sucedido no seu negócio.
Não deixe de aprender sobre o assunto e contar com profissionais.
Estude sobre o assunto e não tenha pressa
O erro de muitos empresários aspirantes é querer ficar rico do dia para a noite. A abertura de uma empresa requer grande dedicação e o resultado pode não vir tão rápido.
É importante planejar primeiro e estudar constantemente sobre empreendedorismo e sobre a sua área de atuação, para construir algo sólido.
O sucesso será uma consequência da organização e planejamento, além do trabalho árduo.
Se você quer abrir uma empresa, deve primeiro avaliar esses fatores. Avaliar significa apreciar, analisar, minuciosamente, cada aspecto relacionado a sua empresa e todo esse universo do empreendedorismo.
Caso siga estas dicas certamente será mais do que uma onda ou assunto muito falado, o empreendedorismo será parte do seu dia a dia.
Use estas dicas anotadas para fazer boas escolhas e agir da maneira certa para abrir a sua empresa.
Não se esqueça de recorrer a um escritório de contabilidade para te ajudar nessa jornada.
Temos experiência no mercado e podemos te ajudar a tirar esses sonhos do papel. Entre em contato conosco!