Dicas para abrir a sua empresa

Você está pensando em ter um negócio próprio? Separamos aqui para você algumas dicas aqui achamos muito importante prestar a atenção antes de dar entrada no seu CNPJ!

Tenha conhecimento no ramo de atividade

Prestar algum serviço ou vender produtos dos quais você desconhece totalmente pode ser um risco muito grande para a empresa, principalmente nos 2 primeiros anos. Não adianta você não saber nada sobre flores e plantas, por exemplo, não saber quais os nutrientes que elas precisam, qual o solo mais adequado para a planta, qual precisa de sol e qual prefere a sombra e tentar vender plantas para o seu cliente! Pode até fazer uma venda ou outra, mas o cliente não volta pois não sente a confiança. 

Busque conhecimento, faça cursos, estude e se especialize antes de iniciar o seu próprio negócio. E lembre-se também de ter uma rede de contatos forte.

Pesquise o local da empresa – Físico ou online

O ponto do negócio é muito importante, caso você tenha uma empresa física. Pense no seu público alvo primeiro e explore as regiões da sua cidade onde o seu público se concentra mais. Caso você pense em abrir um comércio de brinquedos ou roupa infantil, o melhor lugar seria próximo a escolas ou a um parque de diversões. Caso sua empresa seja somente online, defina o seu próprio site com o marketing, escolha as redes sociais para atuar e também se vai vender em marketplaces como Shopee, Mercado Livre ou Submarino, por exemplo.

Faça um plano de negócios

O planejamento é algo muito importante pois nele nós pensamos em todas as possibilidades de ação da empresa. Por mais que demore um pouco para fazer, esse plano de negócios faz com que as probabilidades de sucesso da sua empresa fiquem muito altas. Com um plano de negócios, você traça objetivos claros para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, observando a concorrência, o público, o marketing e também avalia o risco de seu negócio.

Cuide das finanças

Saber o quanto você tem disponível para o investimento é primordial. Caso tenha sócios, o ideal é apontar o que cada um pode investir e qual será o capital de giro da empresa, se irão fazer empréstimo bancário ou usar dinheiro próprio, e também verificar o tempo aproximado de retorno do dinheiro investido. Essa parte é muito importante, e onde muitas empresas que iniciam suas atividades acabam pecando, pois abrem a empresa e não tem muito capital de giro no início.

E lembre também de separar as contas da empresa das suas. Já demos essa dica do princípio da entidade.

Tenha um bom contador

Fazer a legalização da sua empresa é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Caso opte por iniciar sua empresa com um MEI, por exemplo, também seria muito bom conversar com um contador para tirar todas as suas dúvidas e não gerar multas ou desenquadramento do MEI. Sua empresa precisa de um CNPJ para poder funcionar. Nós iremos desenvolver o seu contrato social, registrar nos órgãos necessários (Junta Comercial, Cartório, Receita Federal…), providenciaremos o Alvará de funcionamento, Licenças de órgãos reguladores, ou seja, iremos fazer toda a legalização da sua empresa para o perfeito funcionamento. Venha conversar conosco para ver qual a melhor possibilidade de abertura para sua empresa, fazemos uma análise para verificar qual a melhor opção para reduzir a sua carga tributária.

A J. Folador está aqui para te auxiliar desde a abertura da sua empresa até o sucesso dela. Conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *