Holding Familiar

A holding familiar está sendo muito procurada hoje em dia para planejar como ficarão os bens da família. Ela consiste na constituição de uma pessoa jurídica – empresa com CNPJ – para integralização do patrimônio onde as cotas sociais serão definidas em partes aos herdeiros.

O nome “Holding” tem origem do verbo em inglês “to hold”, que significa segurar, controlar, manter. Então seria como uma forma de segurar e controlar o patrimônio familiar.

A holding familiar é uma ótima ferramenta de planejamento, pois permite que uma pessoa, ainda em vida, organize e estabeleça como será a partilha dos bens quando sobrevir a morte. A holding também evita que se tenha conflitos familiares na divisão de bens, pois tudo é planejado antes, e todos serão envolvidos no processo de abertura e planejamento.

Caso uma família não tenha uma holding para controle do patrimônio, após a morte dos pais, por exemplo, a única forma de haver o patrimônio é através de um inventário, judicial ou extrajudicial, o que eleva bastante os custos para a família, tanto com pagamentos a advogados, cartório e também custos tributários, para o governo.

Por esse motivo que muitas pessoas estão entrando em contato com a J.Folador para abrirem uma holding familiar, diminuindo bastante os custos do seu patrimônio.

Em geral, uma família que possui mais bens é muito mais vantajoso abrir uma holding para controle desses bens de família. Mas caso você tenha um imóvel apenas, também podemos fazer uma holding para facilitar o controle deste. O ideal é analisar caso a caso.

As holdings não são necessariamente somente familiares para controle do patrimônio da família, pode haver também as holdings administrativas, de participação.

Como ter a minha holding familiar?

O primeiro passo é falar com um contador especializado, nós da J.Folador atendemos diversos clientes com Holdings e podemos lhe orientar a melhor forma de abrir a sua.

Iremos iniciar um processo de abertura de empresa, colocando as cotas sociais aos familiares que deseja incluir. Abriremos um CNPJ com o CNAE 6462-0/00 – Holdings e Instituições Não Financeiras, no caso de holdings familiares, mas caso tenha rendimentos de administração de bens e locação de imóveis, podemos utilizar o CNAE 6810-1/02 – Aluguel de imóveis próprios. Tudo vai depender do seu patrimônio e do que pretende fazer com ele. Por isso o planejamento direto com um contador é a melhor estratégia!

A integralização dos imóveis familiares precisa de uma atenção especial do contador para não haver nenhum tipo de erros ou pagamento de imposto a maior.

Sobre o regime de tributação, é bem importante lembrar que esse modelo de negócio não pode ser optante do Simples Nacional. Mesmo uma holding não tendo necessariamente um faturamento, deve ter um contador responsável para fazer todas aos obrigações acessórias de uma empresa e acompanhar dando todo suporte necessário.

Como cada caso deve ser analisado em especial, deixamos o nosso contato aqui para marcarmos uma reunião para avaliação da melhor forma de abertura da sua holding, sempre visando o melhor para o cliente.

A J.Folador está em Curitiba – PR na Rua 24 de Maio, 411, e nosso telefone: (41) 3013-1933

Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *