7 dicas para quem está de emprego novo e precisa se adaptar ao novo ambiente de trabalho.

50% de profissionalismo + 50% de cultura de escritório = 100% de sucesso no novo emprego.

Começar um novo emprego é assustador. Se você está saindo direto da faculdade ou está na força de trabalho há 20 anos, entrar em um novo ambiente de trabalho pode fazer você se sentir como se tivesse pisado em outro planeta. Para ter sucesso, tanto social quanto profissionalmente, espera-se que você aprenda a linguagem da empresa, siga o código de vestimenta e interaja com um comportamentos aceitável. Produtividade, prazos e disposição para ajudar certamente irão causar uma boa impressão na sua nova jornada de trabalho. Quando se trata de se sentir confortável em um novo trabalho, a integração abrangente é essencial, mas esteja atento(a) para não se tornar inconveniente com seus colegas. 

Com um senário incerto sobre diferentes pontos de vista, conseguir o emprego sonhado é uma conquista importante. E ao conquistar essa posição é muito comum que nossa ansiedade ocupe um lugar de destaque nas primeiras semanas da nossa jornada. No entanto, embora seja trabalho da empresa ajudá-lo(a) a aprender sobre a cultura do escritório, grande parte do seu sucesso em um novo emprego depende de você. Abaixo estão sete dicas para ajudá-lo a ter sucesso em seu novo emprego da maneira certa desde o primeiro dia.

1. Não se esqueça da sua marca pessoal.

Você já ouviu isso uma e outra vez durante o processo de entrevista de emprego — desde o momento em que entra no escritório, você está representando a si mesmo e sua marca pessoal.

Agora que você está começando seu primeiro dia como funcionário, não minimize a importância das primeiras impressões. Seus primeiros 90 dias no trabalho são frequentemente tratados como uma extensão da entrevista. Isso significa que você deve usar todas as interações para provar que é um trabalhador respeitoso, profissional e diligente, mas também que é alguém com quem seus colegas vão gostar de passar oito horas por dia.

De uma conversa com seu gerente à sua primeira reunião de departamento e ao happy hour da sua primeira empresa com colegas de trabalho, cada tarefa de escritório é uma oportunidade de aprender, crescer e se representar de uma forma positiva. – Ouça Mais e fale pouco e com precisão.

2. Tenha cuidado com as demandas iniciais – confiança e recompensas são conquistadas.

Algumas novas contratações começam um novo trabalho com demandas de sua primeira semana de trabalho, desde como querem que seus horários sejam tratados até como lidarão com seu trabalho e muito mais. Pise levemente aqui. A confiança é conquistada. Quando você provar a si mesmo aparecendo e fazendo bem o seu trabalho, você terá muito mais tranquilidade sobre como lida com sua agenda e trabalha em geral.

3. Estabeleça limites saudáveis desde o início.

Esta dica de carreira é aquela que pode levar algum tempo para ser entendida, mas vale a pena mencionar para que você esteja ciente da importância de estabelecer limites saudáveis em relação ao trabalho. Quando você estabelece limites saudáveis, está esclarecendo o que é aceitável e inaceitável para você em relação à hora de trabalhar, ao número total de horas que está disposto a trabalhar, como lidará com o fato de dizer “não” quando necessário e quão pessoal você está disposto a permitir que suas relações de trabalho sejam. Depois de dar o exemplo de que você está disposto a fazer certas coisas, é difícil voltar. Em outras palavras, se o seu gerente lhe enviar e-mails no fim de semana e você responder, poderá, sem saber, definir a expectativa de que estará sempre disposto a trabalhar nos fins de semana.

4. Cuide da sua vida.

Muitos funcionários se fazem mal tentando se envolver em questões de trabalho que não são da sua conta. Os ambientes de trabalho podem ser uma teia bastante emaranhada e com vícios de comportamentos e fofocas que devem ser totalmente evitados por você. A menos que você seja um supervisor, seu trabalho é o único trabalho pelo qual você é responsável.

A exceção a essa regra é se alguém está fazendo algo antiético, criando um ambiente de trabalho inseguro devido a assédio ou bullying, está fazendo algo inseguro ou está impactando negativamente sua capacidade de fazer seu trabalho. Esses cenários justificam mais ações de sua parte, chamando a atenção do seu supervisor ou RH.

5. Escolha suas batalhas de trabalho com sabedoria.

Com as inúmeras pessoas com quem você interagirá no mundo do trabalho, você provavelmente encontrará muitas frustrações, preocupações e enigmas. Para manter sua sanidade e produtividade no trabalho, será útil para você discernir entre os desafios com os quais precisa lidar e os quais você pode ignorar e seguir em frente. Faça uma lista dos seus desafios diários e os que são imaginários. Assim, você evita pensa em coisas que estão apenas no seu mundo.

6. Crie boas habilidades de gerenciamento de tempo no trabalho desde o início.

Ao começar a trabalhar no mundo corporativo, não vai levar muito tempo para que o volume de trabalho e projetos se acumule. Esses itens, combinados com os itens pessoais que você precisa abordar regularmente, podem se tornar esmagadores se você não encontrar uma maneira de colocar boas habilidades de gerenciamento de tempo em prática durante o trabalho. Algumas técnicas comuns de gerenciamento de tempo incluem definir prioridades, manter listas de itens a serem abordados diariamente e agendar blocos de tempo para abordar certos itens.

Também não há problema em dizer “não”. O objetivo aqui é dizer “não” sem realmente dizer “não”. Se você for solicitado a concluir um projeto ou fazer uma tarefa, poderá compartilhar suas obrigações atuais e negociar a data de vencimento da conclusão. Você está essencialmente dizendo “sim”, ao mesmo tempo em que gerencia expectativas. Além disso, não tenha medo de pedir ao seu gerente para ajudá-lo a definir prioridades se você encontrar as solicitações se acumulando.

Se você está constantemente sendo solicitado a fazer itens que não estão dentro do seu escopo de trabalho, talvez seja necessário encontrar uma maneira educada de dizer “não” a esses itens também. Ajudar alguém no trabalho é uma coisa, mas não se deixe ser um capacho ou ficar sobrecarregado ou estressado por tais pedidos. Finalmente, dê a si mesmo permissão para deixar de lado alguns itens não vitais ou procurar maneiras alternativas de cobrir uma atividade, como contratar alguém para limpar seu apartamento para você.

7. Faça muitas perguntas (na maioria das vezes).

Há uma curva de aprendizado como uma nova contratação — desde como fazer seu trabalho de forma eficaz até como a organização funciona. É natural se sentir sobrecarregado por todos os itens que você precisará aprender. Não tenha medo de fazer perguntas aos membros da equipe para obter clareza quando precisar. É melhor fazer com que as informações lidem com as coisas corretamente do que aprender da maneira mais difícil que você está fazendo algo incorretamente. Ninguém espera que você seja um profissional quando é novo em um emprego, e ninguém espera que você saiba tudo sobre a organização imediatamente. É provável que os outros tenham perguntas semelhantes às suas, então não tenha medo de perguntar.

Ao mesmo tempo, mostre iniciativa fazendo sua própria pesquisa. Reserve um tempo para aprender sobre sua posição e a organização antes de começar a comentar ou fazer sugestões que possam ser interpretadas como não entender sua posição ou a organização ou possam ser percebidas como argumentativas ou condescendentes. Se você recebeu respostas para perguntas, certifique-se de ouvir para não ter que fazer as mesmas perguntas uma e outra vez também. Tome nota de tudo.

Todos nós precisamos de uma ajudinha às vezes, mas com essas dicas, você certamente começará seu novo emprego com o pé direito. Desejamos para você muito sucesso. 

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Nossa História

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O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.