Categorias Seta
Home > Blog > Seis hábitos que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa

Seis hábitos que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa

1 de dezembro de 2020

Diz o ditado que tudo é questão de hábito! Seja para o bem ou para o mal, ter um hábito gera uma consequência e quando o assunto é gestão financeira, costumes ruins podem causar prejuízos graves, principalmente para empresas.

 

Com tantas questões que envolvem a gestão, muitas vezes fica difícil identificar se foram ou não criados hábitos prejudiciais para o negócio. Por isso, listamos seis hábitos que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa:

 

– Não realizar planejamento financeiro

Não se planejar ou fazer um planejamento informal e sigiloso, sem envolver a equipe, deixa o gestor “no escuro” em relação à finanças e gerenciamento de eventuais crises.

 

– Falta de cuidado com o fluxo de caixa

Sem o fluxo de caixa, ou seja apuração e projeção do saldo disponível no negócio, o empresário não consegue ter uma visão de presente e futuro, nem avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa.   

 

– Não dar atenção aos indicadores de desempenho da empresa

É preciso estar atento a indicadores como ponto de equilíbrio, margem de lucro de produtos e serviços, retorno sobre investimentos e lucratividade.

 

– Manter uma margem de lucro inadequada

Assim como os outros itens, a margem de lucro também direciona estratégias para resultados da empresa, além de identificar quais produtos são mais ou menos lucrativos.

 

– Atraso no pagamento de contas

Não pagar as contas em dia gera o pagamento de juros, despesa que pode ser evitada.

 

– Desorganização com documentos

Manter documentos e registros organizados facilita e garante economia de tempo no momento de realizar declarações, como o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

Whatsapp