Diz o ditado que tudo é questão de hábito! Seja para o bem ou para o mal, ter um hábito gera uma consequência e quando o assunto é gestão financeira, costumes ruins podem causar prejuízos graves, principalmente para empresas.
Com tantas questões que envolvem a gestão, muitas vezes fica difícil identificar se foram ou não criados hábitos prejudiciais para o negócio. Por isso, listamos seis hábitos que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa:
– Não realizar planejamento financeiro
Não se planejar ou fazer um planejamento informal e sigiloso, sem envolver a equipe, deixa o gestor “no escuro” em relação à finanças e gerenciamento de eventuais crises.
– Falta de cuidado com o fluxo de caixa
Sem o fluxo de caixa, ou seja apuração e projeção do saldo disponível no negócio, o empresário não consegue ter uma visão de presente e futuro, nem avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa.
– Não dar atenção aos indicadores de desempenho da empresa
É preciso estar atento a indicadores como ponto de equilíbrio, margem de lucro de produtos e serviços, retorno sobre investimentos e lucratividade.
– Manter uma margem de lucro inadequada
Assim como os outros itens, a margem de lucro também direciona estratégias para resultados da empresa, além de identificar quais produtos são mais ou menos lucrativos.
– Atraso no pagamento de contas
Não pagar as contas em dia gera o pagamento de juros, despesa que pode ser evitada.
– Desorganização com documentos
Manter documentos e registros organizados facilita e garante economia de tempo no momento de realizar declarações, como o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.