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Carteira de trabalho digital: você sabe como funciona?

10 de março de 2020
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A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento essencial para os trabalhadores. Ele é obrigatório para toda pessoa que venha prestar algum serviço, já que comprova os vínculos empregatícios e o tempo de serviço prestado em cada um dos contratos, informações que são essenciais para garantir os benefícios trabalhistas e previdenciários.

Com intuito de melhorar e facilitar o acesso dessas informações, foi lançado a CTPS digital, e esse é o tema do artigo de hoje!

Vamos conferir?

 

O que é a CTPS digital? 

A carteira digital de trabalho é equivalente à carteira de trabalho emitida em papel, entretanto, não substitui o documento físico – ainda é preciso apresentá-lo para solicitar alguns benefícios, além de não poder ser usada para identificação civil.   

O governo também recomenda que o documento seja guardado, pois ele pode ser necessário para comprovar o tempo de serviço. 

Outro ponto é que o trabalhador pode precisar da versão de papel da carteira se for contratado por um empregador que não usa o eSocial. 

O aplicativo disponibiliza ao trabalhador todas as informações que estão inseridas na versão tradicional da carteira de trabalho como dados de qualificação civil e todos os contratos dos seus trabalhos formais anteriores. 

Caso o indivíduo nunca tiver trabalhado com carteira assinada, apenas os dados pessoais e a possibilidade de solicitar a primeira via do documento serão exibidos. 

 

Aplicativo

Todos podem acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital de forma gratuita, ele está disponível para Android, IOS e site – além de ser gratuito e não ocupar muito espaço na memória. 

É importante verificar se o aplicativo pertence ao Governo Federal antes de baixá-lo, evitando assim que informações pessoais sejam compartilhadas desnecessariamente. 

 

O que muda para os colaboradores?

O empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel ao ser contratado, basta informar o número do CPF ao empregador e o registro será registrado diretamente de forma digital.

A partir do momento que a carteira digital estiver habilitada, todas as informações do trabalhador serão lançadas no documento digital. 

O número do documento de papel não constará, já que a carteira digital utiliza o CPF como número-chave. 

 

O que muda para as empresas?

Não será mais necessário fazer anotações na carteira de papel, nem mesmo preencher a carteira digital para empresas que usam o eSocial, já que as informações lançadas no sistema migraram de forma automática para a carteira digital.

 

E você, já possui a sua carteira de trabalho digital? 

 

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