Categorias Seta
Home > Blog > Como usar o 13º antecipado da aposentadoria de maneira consciente

Como usar o 13º antecipado da aposentadoria de maneira consciente

29 de junho de 2021
economia-decimo-terceiro

O adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas já começou a ser pago. A liberação do recurso é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, especialmente para quem está pagando juros de dívidas.

A antecipação do pagamento foi determinada como medida para movimentar a economia, em crise por conta da pandemia do Coronavírus. O pagamento do abono acontece em duas parcelas e normalmente é feito nos meses de agosto e novembro. 

Assim como aconteceu no ano passado, porém, a primeira parcela do chamado 13º da aposentadoria, que corresponde a 50% do valor recebido pelo segurado, é depositada entre os dias 25 de maio e 8 de junho. O segundo pagamento está marcado para ser feito entre os dias 24 de junho e 7 de julho.

Para usar o benefício da melhor forma, o segurado deve avaliar a sua condição financeira e a contabilidade para pessoa física. Além de simplesmente quitar uma dívida, é importante analisar também a situação que levou ao endividamento. O ideal é priorizar o pagamento das dívidas com juros, começando pelos mais caros, como o cheque especial e o cartão de crédito. 

Outra boa indicação para o uso do recurso antecipado é a criação de uma reserva de emergência ou, por que não, para a realização de sonhos! Nos dois casos também é fundamental fazer uma análise da situação financeira. 

Se a opção for pelo investimento, é possível optar por oportunidades com rendimentos melhores que a poupança. 

Com informações de iDinheiro

Whatsapp