Fim do seguro-desemprego e da multa de 40%?

Infelizmente o ambiente trabalhista não anda muito bom desde a Reforma de 2017 e está correndo um risco de ter uma nova página não muito agradável em 2022.

Recentemente o nosso ministro Paulo Guedes formou um pequeno grupo denominado “Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)” com o único objetivo de gerar mais mudanças que eles consideram significativas na legislação trabalhista. Ou seja, fazer uma “Minirreforma Trabalhista” dentro da Reforma já praticada até então.

Uma das propostas do Grupo, que é formado por juristas, economistas, acadêmicos, etc, propõe o fim do Seguro-Desemprego (Lei no 7.009/90) e o fim da Multa de 40% do FGTS (Lei no 8.036/90), e o argumento do Grupo é de que o fim desses benefícios diminuirá a rotatividade dos empregados e fará com que as empresas liberem esses recursos com outras coisas como novas contratações. Desta forma, o Grupo acredita que isso vá diminuir o desemprego no país que agravou com a Pandemia.

Contudo, apesar desse Grupo ser formado por especialistas, alguns outros especialistas também renomados e que possuem uma visão diferente acreditam que essa manobra pode ter um efeito muito contrário do esperado, trazendo um maior transtornos para o país, principalmente nesse momento delicado que passamos.

O Grupo acredita que esses custos altos diminuem os empregos formalizados no país e faz com que os empregadores desistam de empregar mais por receio de gastos maiores. Já o Sindicato dos Trabalhadores acredita que isso facilitará ainda mais a demissão dos empregados, aumentando a rotatividade de pessoas nas empresas o tempo todo, ou seja, um efeito muito contrário do que algumas pessoas esperam.

Apesar disso, de todo esse burburinho por parte da equipe do Governo liderada pelo Ministro, ainda não há nem previsão de votação, é apenas uma suposição e ninguém faz ideia de que “se ou quando” vai ser proposto.

Nós da J.Folador estamos torcendo pelo nosso país e para que o melhor aconteça, por isso estamos sempre de olho nas novidades, incluindo as do mundo trabalhista auxiliando todos os nossos clientes, parceiros e amigos. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a Reforma e as Leis Trabalhistas, basta entrar em contato que nós te explicamos tudo direitinho.

Deixar uma resposta

sete − 2 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.