Você sabe o que é renda presumida?

Existem muitos assuntos do empreendedorismo que precisamos aprender para que as coisas saiam da forma que planejamos e um desses assuntos é a renda presumida.

Vamos lá…

A renda presumida tem o objetivo de estimar a faixa de renda de um indíviduo, ou seja, na análise e sugestão de crédito, essa é uma variável bastante específica já que ela serve para tomada de decisão complementar ao score em todas as políticas de decisão.

E porque isso é importante para a minha empresa, J.Folador?

Porque assim como qualquer instituição faz uma pesquisa de crédito da sua empresa ou até mesmo sua como pessoa física, você precisa ficar por dentro do perfil do seu consumidor e entender o quanto ele ganha e até quanto ele pode gastar com determinado produto.

De uma maneira bem prática, a renda presumida permite a quem vai oferecer o crédito todas as informações para que sejam checadas e analisadas e só assim é possível definir limites, apurar se todos os fatos sobre aquela pessoa são verdadeiros e em algumas vezes até dispensar documentos de identificação.

Ela serve também para que de vez em quando se analise a vida financeira daquele indíviduo, entendendo mais profundamente os riscos ou não de inadimplência. 

A questão é que a renda presumida também serve para recuperação de crédito, auxilando a calcular a capacidade de pagamento dos devedores, otimizando acordos e fazendo negociações no tempo certo das dívidas antigas.

Contudo, a renda presumida é apenas um parâmetro para que possa ser liberado o crédito ou não. Há ainda a necessidade da comprovação de renda por meio das formas mais comuns. Se a renda presumida fosse algo concreto e definitivo se chamaria renda comprovada e não haveria necessidade de comprovação de valores.

Algumas das formas mais comuns para melhor aderência de crédito e as que são mais utilizadas normalmente são:

  • Pegue uma amostra de clientes da sua base (que você já conhece) que possuam a informação de renda declaradamente comprovada (aqueles que apresentaram o documento de comprovação válido);
  • Enriqueça essa base com os valores retornados pelo modelo de renda presumida;
  • Compare os valores comprovados com os valores presumidos;
  • O resultado dessa comparação vai trazer a aderência do modelo.

A partir do resultado acima, qualquer empreendedor pode definir como será a análise de crédito dos seus clientes, se eles precisarão comprovar renda ou se basta só um único documento de identificação para tal.

Óbvio que cada empresa funciona de uma forma diferente e que é preciso um estudo aprofundado sobre a renda presumida dos seus clientes, contudo, já entendar sobre ela é um caminho bem grande em direção ao sucesso e quanto mais informação sobre tudo que for mais pertinente a você , melhor.

Já estamos preparando outros artigos sobre empreendedorismo, mas falem conosco se houve alguma dúvida, estamos aqui para sanar todas elas.

Até mais!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro − 2 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.