Categorias Seta
Home > Blog > 3 dicas para reduzir a carga tributária na sua empresa

3 dicas para reduzir a carga tributária na sua empresa

21 de julho de 2020

A carga tributária costuma ser uma grande preocupação dos empresários brasileiros, já que o alto volume de impostos no país dificulta o crescimento e o lucro das organizações. Mas você sabia que existem diversas medidas legais que podem ajudar a reduzir essa quantidade de tributos?

Continue lendo e confira três dicas para reduzir o impacto dos impostos na saúde financeira do seu negócio!

Esteja atento aos benefícios fiscais

Uma ótima forma diminuir a carga tributária da empresa é utilizando benefícios fiscais, que oferecem redução ou isenção de impostos em troca de ações na companhia ou de entradas em programas governamentais.

Para não perder essas oportunidades, é fundamental ficar atento às legislações federal, estadual e municipal, buscando situações em que seu negócio se encaixe.

No entanto, não esqueça que, ao aderir esse tipo de incentivo, será necessário se comprometer ainda mais com a organização e atualização da contabilidade, evitando problemas com o fisco.

Terceirize atividades e reduza o pró-labore

Quanto mais funcionários, mais encargos trabalhistas e maior a carga tributária da empresa. Por isso, vale a pena verificar a possibilidade de contratar uma terceirizada para alguns serviços que não se relacionem com a atividade fim do negócio, como, por exemplo, limpeza ou segurança.

Essa substituição pode gerar uma boa economia para a sua organização, além de permitir que esses trabalhos fiquem nas mãos de equipes especializadas na área.

Pensando ainda em pagamentos, outra possibilidade de redução da carga tributária é diminuir o pró-labore dos sócios e administradores da empresa. Isso porque existe incidência do INSS e do Imposto de Renda sobre essa remuneração.

Dessa forma, vale a pena reduzir o pró-labore e aumentar os rendimentos dos sócios por meio da divisão de lucros, que não tem essa tributação. A troca é totalmente legal e pode trazer uma grande economia em tributos.

Faça um bom planejamento tributário

Além de trazer mais segurança para sua empresa, o planejamento tributário pode contribuir muito para a redução de impostos. Isso porque ele faz uma avaliação de receitas, despesas e previsões de lucro, permitindo identificar qual o regime tributário mais eficaz: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Diversas organizações acabam aderindo ao regime mais simples por ter alíquotas menores. No entanto, nem sempre essa é a melhor alternativa. Dependendo da atividade e do tamanho do empreendimento, é possível que outra opção de regime apresente mais vantagens e seja mais econômica. Por isso, o planejamento é tão importante.

Além disso, um bom planejamento tributário também ajuda a controlar o fluxo de caixa, a adiantar pagamentos (evitando multas e gerando descontos), a evitar ações desnecessárias que geram tributos e investir em estratégias de redução de impostos, como compensação de créditos tributários, por exemplo.

No entanto, para aplicar essa e as outras estratégias explicadas nesse artigo, é essencial que você conte com profissionais qualificados de contabilidade. Afinal, eles conhecem todas as normas dessa área e vão poder apresentar as melhores soluções para redução da carga tributária da sua empresa dentro da legalidade.

Ficou interessado? Então entre em contato com a gente! Nosso escritório de contabilidade está no mercado há mais de 40 anos e pode apresentar as melhores soluções para sua companhia!

Whatsapp