O planejamento tributário permite às empresas pagar menos impostos a partir da seleção correta de regimes fiscais adequados à realidade do negócio. Muito comum em grandes empreendimentos, este planejamento também é fundamental quando tratamos de pequenas empresas. Neste texto, você entenderá mais sobre a importância do planejamento tributário para pequenas empresas.
Confira conosco!
O que é planejamento tributário?
Planejamento tributário são as estratégias utilizadas pelas empresas para pagar o mínimo de impostos possível, obviamente, dentro das possibilidades legais abertas pela regulamentação da Receita. Antes de um novo período fiscal, a empresa se programa para adotar o regime fiscal que mais se encaixa à sua realidade, tendo um menor montante de dinheiro taxado ao fim do período.
O Fisco permite que as empresas escolham entre três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Em termos simplificados, o Lucro Real é a modalidade mais indicada para períodos no qual a empresa sofrerá reduções de faturamento. Assim, o valor taxado da empresa é baseado realmente no quanto a empresa fatura.
O lucro presumido, por sua vez, é pré-estabelecido a partir das características do empreendimento e dos resultados do período anterior. Por isso, é indicado para momentos nos quais a previsão é de aumento no lucro. Afinal, pode-se lucrar mais, pagando a mesma quantia de impostos.
O Simples Nacional, por sua vez, é um regime tributário de alíquotas fixas que unifica diversos tributos em um único pagamento, facilitando a relação de pequenas e micro empresas com o Fisco.
O grande lance do planejamento tributário está em analisar os resultados, as características da empresa e as projeções para os próximos períodos e, assim, realizar as escolhas mais estratégicas para o planejamento tributário. É aqui que entra a atuação do escritório de contabilidade da sua confiança.
Por que pequenas empresas precisam fazer planejamento tributário?
A maioria dos empreendimentos de pequeno porte de nosso mercado operam com pouca reserva de valores. Ou seja, os lucros não costumam ser grandes e o excedente de capital para investir ou proteger a empresa de crises também não é extensivo. Neste cenário, a empresa não pode se dar ao luxo de pagar à Receita, um dinheiro que ela poderia economizar.
O planejamento tributário é extremamente importante às empresas de pequeno porte porque permite a elas utilizar os recursos financeiros de maneira mais inteligente, operando com menores custos, maior eficiência, investindo o capital de forma mais estratégica e permitindo que o negócio cresça de forma estável.
Mesmo que a empresa não pague um grande volume de dinheiro em IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), o planejamento tributário pode fazer a diferença para que o orçamento no fim do trimestre seja bem mais favorável.
A importância de escolher o escritório ideal
O escritório de contabilidade ocupa papel central neste planejamento. Prefira um escritório que trabalha próximo à sua empresa, em constante diálogo com os gestores e prontos para oferecer os melhores insights ao negócio.
O escritório ideal é o J. Folador. Acesse nosso site e conheça nossas soluções contábeis!