Categorias Seta
Home > Blog > O que é balanço patrimonial e como posso aplicá-lo na minha empresa?

O que é balanço patrimonial e como posso aplicá-lo na minha empresa?

11 de agosto de 2020
o-que-e-balanco-patrimonial-e-como-posso-aplica-lo-na-minha-empresa-

Contabilidade da empresa é a área que abrange os mais diversos tipos de registro sobre movimentação financeira do negócio. É de responsabilidade do profissional contábil manter as informações atualizadas e fornecer o que é relevante para o crescimento da empresa. Afinal, a saúde financeira do empreendimento é capaz de evoluir ou regredir seu progresso.

Compreenda agora o que é balanço patrimonial e como usufruir suas vantagens para o negócio.

Balanço patrimonial: definição e importância

Balanço patrimonial é uma alternativa financeira que oferece um panorama sobre as finanças e patrimônio da empresa, em períodos fechados ou fases. É imprescindível que a empresa conheça a fundo as informações sobre seu balanço patrimonial.

Esse nome deve-se ao que ela se propõe: analisar qual é o patrimônio do empreendimento, no momento, de forma quantitativa e qualitativa. Normalmente, a análise de balanço patrimonial é realizada anualmente.

Principais componentes da ferramenta são:

1. Ativos:

Componentes ativos referem-se aos bens e direitos da empresa, sendo classificados como circulante e não circulante. Circulante é o ativo em que seu prazo de realização pode acontecer em um ano. Exemplos:

– Contas a receber;
– Aplicações;
– Estoque;
– Conta corrente;
– Caixa;
– Etc.

Não circulante é o ativo que possuem tempo maior que um ano, podendo ser:

– Investimentos;
– Intangível;
– Imobilizado;
– Entre outros.

2. Passivos:

Componentes passivos são as obrigações da empresa, podendo ser chamados de circulante ou não circulante, sob o mesmo critério dos componentes ativos. Exemplos:

– Salários;
– Impostos;
– Fornecedores;
– Financiamentos;
– Empréstimos realizados em banco.

3. Patrimônio líquido:

Já para o patrimônio líquido, avalia-se a diferença entre a quantidade total de ativos e passivos. Espera-se que o patrimônio líquido seja elevado, pois ilustra um cenário mais positivo para o negócio.

Patrimônio líquido também corresponde ao capital social e lucros acumulados. Os responsáveis podem investir o valor na empresa ou mantê-lo como reserva para imprevistos.

Como aplicar um balanço patrimonial na minha empresa

Realizar o balanço patrimonial na empresa não é difícil, mas necessita atenção aos detalhes. Antes de qualquer coisa, é importante atentar-se aos dados financeiros do negócio em todo o ano abordado.

Confira o passo a passo para realizar o balanço patrimonial na sua empresa:

– Escolha um período de análise para o balanço patrimonial;
– Puxe todo o registro de ativos da empresa;
– Puxe todo o registro de passivos da empresa;
– Realize o levantamento do patrimônio líquido;
– Faça a soma de todos os componentes do balanço patrimonial.

Conclusão

Com o dado obtido, inicie uma análise aprofundada sobre a estrutura do empreendimento para identificar se existe muito ou pouco recurso, o montante de dívidas etc. A partir das relações feitas, é possível identificar a situação da empresa e saber qual o melhor momento para investir.

Saber arquitetar um balanço patrimonial é fundamental para o crescimento do negócio. A ferramenta fornece todas as informações para a tomada de decisões, possibilitando a observação acurada sobre a trajetória da empresa, sua capacidade de lucro, endividamento, investimento e progresso.

Acesse a página de serviços para visualizar opções para o seu negócio!

Whatsapp