Na teoria, o cálculo é simples: o lucro é o resultado do que sobra das vendas menos as despesas e os custos (entre elas a remuneração dos sócios). Na prática, muitos empresários podem ter dificuldade de identificar o lucro, ou até mesmo alcançá-lo, e também confundem o lucro com o fluxo de caixa.
Saber se o negócio realmente dá lucro – ou prejuízo – exige que o empresário faça uma gestão econômica que pode ser aplicada por mês, trimestre, semestre e ano. Como alguns fatores que compõem o financeiro são sazonais ou alguns retornos ficam para os meses seguintes, o ideal é que o empresário avalie o lucro ou prejuízo de seu negócio com informações de alguns meses.
O panorama real do negócio só será definido a partir de controles financeiros atualizados e detalhados (controle de estoque e despesas fixas, retiradas e todas as vendas do mês, independente se foram ou não recebidas), sem esquecer de dados que ainda entrarão no cálculo.
Mais do que o lucro, é preciso ficar atento aos números do negócio como um todo, conhecer a margem de lucro por produto e identificar pontos que podem gerar mais resultados. Isso permite, por exemplo, desenvolver estratégias que potencializam os pontos fortes do negócio, gerando mais estratégias, ou reconsiderar pontos em andamento.