Como o MEI pode regularizar pendências no pagamento do DAS

Pelo menos 43% dos microempreendedores individuais (MEI) estão com a receita menor que a verificada antes da pandemia do Coronavírus. Se você é um empreendedor que sentiu o impacto da crise nos seus negócios e está com dificuldades no pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que precisa ser quitado até o dia 20 de cada mês, saiba como regularizar a situação.

 

Além do pagamento de multa correspondente a 0,33% por dia de atraso, o período de inadimplência não é considerado para a aposentadoria e o auxílio-doença é cancelado a partir do 13º mês sem quitação da dívida. Os débitos do MEI podem ser inscritos na dívida ativa do CNPJ da empresa e a cobrança em dívida ativa pode ser realizada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

 

O valor das dívidas em aberto fica disponível no Programa Gerador da DAS do Microempreendedor Individual, plataforma utilizada para emissão das guias mensais e segundas vias.

 

Para gerar um novo DAS, o empreendedor em atraso deve emitir a guia de pagamento no Portal Empresas & Negócios https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br e acessar o card “Pagamento de Contribuição Mensal”, seguido da opção “boleto de pagamento”. Após informar o CNPJ e conferir o nome empresarial, é preciso selecionar a opção “Emitir Guia de Pagamento” e verificar a relação de meses a serem pagos. 

 

A dívida pode ser parcelada em até 60 vezes, com valor mínimo de R$ 50, sob a condição de que o empreendedor tenha apresentado a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativa aos respectivos períodos a serem parcelados.

 

A solicitação para o parcelamento pode ser feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC da Receita Federal, no serviço “Parcelamento – Microempreendedor Individual”. O aplicativo calcula automaticamente o maior número de parcelas possíveis, conforme o valor da parcela mínima.

 

Caso o contribuinte queira dar baixa no MEI, é possível fazer isso mesmo com as dívidas em atraso. Porém, mesmo com a baixa no registro sem a quitação do débito o empreendedor ainda fica sujeito à cobrança. 


Com informações do Sebrae

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 4 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.