Dentista e Médico melhor ser Autônomo ou Pessoa Jurídica?

Muitos médicos e dentistas acabam nos fazendo essa mesma pergunta: Seria mais vantajoso atender como pessoa física ou pessoa jurídica?

Então resolvemos escrever no blog para que possamos tirar a dúvida de mais pessoas a respeito disso.

Caso você esteja procurando um contador para lhe atender, nós da J.Folador estamos a sua disposição! Estamos em Curitiba – PR, mas atendemos empresas do Brasil inteiro.

A primeira dica que damos é para você fazer o seu planejamento tributário e colocar no papel todos os valores que você recebe, pois assim podemos, junto com você, fazer a melhor análise.

Em determinados casos, dependendo dos valores de despesas mensais, compensa mais trabalhar com um CNPJ.

Caso o médico ou dentista trabalhe prestando serviços para uma empresa, essa empresa deverá recolher imposto de renda na fonte e mais o INSS, que pode chegar a 20% do valor do serviço. Por isso muitos médicos e dentistas que trabalham para clinicas ou empresas, acabam achando mais vantajoso ter um CNPJ, pois assim reduzem a sua carga tributária.

E lembrem: um dentista ou médico não podem ser CNPJ de MEI.

O médico ou dentista que trabalhe como autônomo, deve fazer mensalmente o seu carnê-leão, onde o rendimento será lançado no sistema junto com as despesas do consultório e irá ser calculado o valor do imposto mensal a pagar. Caso você seja um autônomo, nós fazemos este trabalho de carnê-leão para você também.

E se eu decidir abrir um CNPJ?

Caso você seja um médico ou dentista que decida atuar como pessoa jurídica pode optar pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido, esses são os regimes tributários que podem garantir uma significativa economia quando o assunto é o pagamento de impostos.

No Simples Nacional o profissional da saúde contribui com base no seu faturamento com alíquota inicial em 6% e alíquota máxima de 19,5% (consideradas as deduções do Simples Nacional).

Já no Lucro Presumido, a tributação para o profissional varia entre 13,33% e 16,33% do seu faturamento. Além disso, cabe destacar a redução na alíquota do INSS (Contribuição Previdenciária) que neste caso passa para 11% da retirada mensal do profissional de odontologia e empresário, que no caso do autônomo paga uma alíquota de 20% dos rendimentos.
Para abrir uma empresa, o profissional deve escolher a Natureza Jurídica:

  • Sociedade Empresarial Limitada, caso abra com mais algum sócio
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal, onde tem somente um sócio.
  • Sociedade Simples

O CNAE mais utilizado para médicos e dentistas é o 8630-5/01 – Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos

Venha conversar com a Contabilidade J.Folador que iremos juntos verificar qual é a melhor opção para você. E caso precise abrir o seu CNPJ, iniciaremos todo projeto da sua nova empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *