Categorias Seta
Home > Blog > Dicas de como organizar o fluxo de caixa da sua empresa

Dicas de como organizar o fluxo de caixa da sua empresa

22 de dezembro de 2020

Manter o fluxo de caixa em dia é fundamental para que a gestão financeira da sua empresa seja realizada corretamente. Apenas desta maneira será possível saber com precisão o saldo disponível para o capital de giro, para investimentos e aplicações ou para outros gastos. Ou seja, uma visão macro do negócio, da liquidez à disponibilidade de caixa

 

A lógica do fluxo de caixa é registrar todos os recebimentos e todos os pagamentos realizados pela empresa. Assim as tomadas de decisão são mais seguras e condizentes com o momento do negócio. 

 

Fluxo de caixa organizado:

– Crie uma planilha com duas colunas:

.contas a pagar: compromissos já assumidos pela empresa e obrigações financeiras do negócio, como fornecedores, despesas bancárias, salários, encargos, gastos com telefone, água e energia elétrica, retirada dos sócios e outros.

.contas a receber: entradas e previsão de entradas do mês, como vendas à vista, a prazo, rendimentos de aplicações etc. No planejamento, o ideal é trabalhar com os valores de contas a receber com a média de vendas, considerando os meses de maior e menor volume de vendas. 

 

– Registre os lançamentos correspondentes a cada uma das colunas.

 

– O registro no fluxo de caixa precisa ser diário!

 

– O saldo corresponde ao valor dos recursos disponíveis, tanto no caixa quanto em contas bancárias. No entanto, não indica a existência de lucro ou prejuízo do negócio, pois a análise do fluxo de caixa deve ser diária.

 

Caso o resultado seja negativo, é importante conhecer as causas. Já saldos positivos podem indicar oportunidades de investimentos e aplicações, considerando compromissos futuros.

Whatsapp