Categorias Seta
Home > Blog > importância e como definir o capital social da sua empresa

importância e como definir o capital social da sua empresa

4 de agosto de 2020

Ao abrir uma nova empresa é necessário pensar em muitos detalhes e um deles é o capital social, ele é o montante investido pelo empreendedor ou pelos sócios e acionistas para dar início às atividades. O levantamento desse valor é fundamental, pois ele define quanto tempo o novo negócio consegue operar sem gerar lucro.

Os recursos que o empreendimento precisa para o fluxo das suas atividades parte do capital social, como a compra de equipamentos, manutenções necessárias, contratações de serviços e outros itens essenciais para o trabalho. Continue a leitura para saber como definir o capital social e qual a importância dele na sua empresa.

No que consiste o capital social?

O valor das empresas, que é objeto de tantas discussões e que pode ser bastante alto, está relacionado ao capital social. Ele é o poder financeiro das organizações, começa com valor investido para que as operações funcionem e depois pode mudar com o passar do tempo, não é necessariamente um número fixo.

Quando as companhias iniciam as suas atividades o empreendedor ou os sócios podem declarar um valor baixo para o capital social, isso ocorre principalmente com negócios que operam unicamente online ou não têm a necessidade de estoque, por exemplo. Depois, com o crescimento das demandas é necessário investir mais realizando novos aportes.

Como definir o capital social?

O capital social abrange fatores como a estrutura física incluindo móveis e imóveis, investimentos em tecnologia, quantidade de clientes se já houver, entre outros itens que podem ser monetizados. Também deve considerar o montante que cada sócio investiu, pois a partir desse número serão definidas as cotas societárias.

Nem sempre é possível obter o valor exato, pois antes do início das atividades pode ser que os custos das operações não estejam bem definidos. Para as modalidades Empresário Individual e Sociedade Limitada a sugestão é indicar no mínimo R$ 1.000,00 e posteriormente alterar esse número se for necessário.

Como alterar o capital social?

A empresa cresceu e pode ser que para acompanhar o mercado seja preciso contratar funcionários, investir em recursos mais atuais e locar um espaço físico que atenda as mudanças. Nesse caso os sócios injetam mais dinheiro e o capital social aumenta, em seguida o processo é formalizado com a alteração do contrato social.

Também é possível que aconteça a diminuição do capital social, embora não seja muito comum. Para isso, a empresa precisa estar isenta de dívidas e publicar a redução de capital em um jornal de grande circulação aguardando por 90 dias possíveis objeções, por último, é preciso realizar as alterações contratuais.

O capital social deve ser considerado parte da estratégia do negócio, ele não é só o fluxo de caixa inicial da empresa, pois o valor declarado está diretamente ligado às negociações bancárias no caso de concessão de créditos e outras situações burocráticas como a entrada de um novo sócio, por exemplo. Caso precise de ajuda com esse item desde a abertura da sua empresa, você pode contar com o know how de uma empresa especializada.

Precisa definir o seu capital social? Converse conosco e não perca mais tempo com questões burocráticas.

Whatsapp