importância e como definir o capital social da sua empresa

Ao abrir uma nova empresa é necessário pensar em muitos detalhes e um deles é o capital social, ele é o montante investido pelo empreendedor ou pelos sócios e acionistas para dar início às atividades. O levantamento desse valor é fundamental, pois ele define quanto tempo o novo negócio consegue operar sem gerar lucro.

Os recursos que o empreendimento precisa para o fluxo das suas atividades parte do capital social, como a compra de equipamentos, manutenções necessárias, contratações de serviços e outros itens essenciais para o trabalho. Continue a leitura para saber como definir o capital social e qual a importância dele na sua empresa.

No que consiste o capital social?

O valor das empresas, que é objeto de tantas discussões e que pode ser bastante alto, está relacionado ao capital social. Ele é o poder financeiro das organizações, começa com valor investido para que as operações funcionem e depois pode mudar com o passar do tempo, não é necessariamente um número fixo.

Quando as companhias iniciam as suas atividades o empreendedor ou os sócios podem declarar um valor baixo para o capital social, isso ocorre principalmente com negócios que operam unicamente online ou não têm a necessidade de estoque, por exemplo. Depois, com o crescimento das demandas é necessário investir mais realizando novos aportes.

Como definir o capital social?

O capital social abrange fatores como a estrutura física incluindo móveis e imóveis, investimentos em tecnologia, quantidade de clientes se já houver, entre outros itens que podem ser monetizados. Também deve considerar o montante que cada sócio investiu, pois a partir desse número serão definidas as cotas societárias.

Nem sempre é possível obter o valor exato, pois antes do início das atividades pode ser que os custos das operações não estejam bem definidos. Para as modalidades Empresário Individual e Sociedade Limitada a sugestão é indicar no mínimo R$ 1.000,00 e posteriormente alterar esse número se for necessário.

Como alterar o capital social?

A empresa cresceu e pode ser que para acompanhar o mercado seja preciso contratar funcionários, investir em recursos mais atuais e locar um espaço físico que atenda as mudanças. Nesse caso os sócios injetam mais dinheiro e o capital social aumenta, em seguida o processo é formalizado com a alteração do contrato social.

Também é possível que aconteça a diminuição do capital social, embora não seja muito comum. Para isso, a empresa precisa estar isenta de dívidas e publicar a redução de capital em um jornal de grande circulação aguardando por 90 dias possíveis objeções, por último, é preciso realizar as alterações contratuais.

O capital social deve ser considerado parte da estratégia do negócio, ele não é só o fluxo de caixa inicial da empresa, pois o valor declarado está diretamente ligado às negociações bancárias no caso de concessão de créditos e outras situações burocráticas como a entrada de um novo sócio, por exemplo. Caso precise de ajuda com esse item desde a abertura da sua empresa, você pode contar com o know how de uma empresa especializada.

Precisa definir o seu capital social? Converse conosco e não perca mais tempo com questões burocráticas.

Deixar uma resposta

dois × quatro =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.