O afastamento do trabalho por causa da depressão é possível,  JFolador?

A Organização Mundial de Saúde vem discutindo muito mais sobre  a pauta da depressão. Ela já foi considerada o mal do século e acomete mais pessoas do que imaginamos, pois ela é uma doença que muitas vezes é silenciosa e que pode ser incompreendida ainda por muitas pessoas na nossa sociedade. O que é lamentável.

A depressão é uma doença grave e que pode levar a consequências fatais, por isso, é preciso prestar atenção em cada detalhe. Muitas pessoas que estão em depressão profunda continuam vivendo as suas vidas normalmente, sorrindo, comendo, “se divertindo” e sem sintomas tão visíveis aos nossos olhos.

Por isso, é importante que todos saibam que a depressão é uma doença muito séria que é diagnosticada por profissionais da saúde que trabalham com enfermidades  psicológicas ou psiquiátricas.

Se você conhece uma pessoa que se sente constantemente triste, desanimada ou cansada, pode-se ser considerado como emoções normais, já que todo ser humano passa por diversas fases na sua vida. Contudo, se todos esses sintomas não desaparecem e persistem, é necessário ficar mais atento e levar a um especialista/médico para análise.

Se for constatada pelo profissional que existe a doença, é fundamental que se procure o devido tratamento, afinal, como já falamos lá no início que se não tratado, essa doença pode levar a pessoa a meios mais extremos, como o suícidio. 

Contudo, se a depressão foi diagnosticada, a pessoa precisa se tratar e até se afastar do trabalho para se dedicar a isso.

Mas não precisa se preocupar, achando que vai ficar sem dinheiro, pois quem precisar se afastar por essa causa tem o total direito à estabilidade e todos os recebimentos de benefícios garantidos pelo INSS. Para isso, é preciso deixar claro que a depressão é uma doença incapacitante física e mentalmente e que pode ser originada dentro do próprio ambiente de trabalho, devido aos vários momentos de estresse, acúmulos de responsabilidades e até mesmo abusos psicológicos por parte dos gestores.

Se isso acontecer, o trabalhador poderá sim solicitar o benefício auxílio-doença, contudo para isso ele deverá seguir os seguintes requisitos:

  • Estar há 15 dias afastado da empresa;
  • Estar incapaz de maneira temporária;
  • Comprovar incapacidade por meio da perícia médica do INSS (olhar a lista de documentos necessários);
  • Possuir a qualidade de segurado do INSS;
  • Cumprir carência mínima de 12 contribuições mensais.

Já que colocamos aqui os requisitos para o afastamento e se por uma acaso você recebeu esse diagnóstico, você pode se organizar com seus documentos e com seu laudo médico e receber essa segurança na hora do seu tratamento.

A sua saúde sempre vai valer mais, ok? A depressão é um caso sério e precisa ser vista com maior seriedade.

Se possuir alguma outra dúvida, entre em contato conosco agora mesmo. Nós entendemos de INSS, regras e tudo mais.  Queremos auxiliar você nesse momento e em todos os momentos.

LEGENDA:

“A Organização Mundial de Saúde vem discutindo muito mais sobre  a pauta da depressão. Ela já foi considerada o mal do século e acomete mais pessoas do que imaginamos, pois ela é uma doença que muitas vezes é silenciosa e que pode ser incompreendida ainda por muitas pessoas na nossa sociedade. O que é lamentável.

A depressão é uma doença grave e que pode levar a consequências fatais, por isso, é preciso prestar atenção em cada detalhe. Muitas pessoas que estão em depressão profunda continuam vivendo as suas vidas normalmente, sorrindo, comendo, “se divertindo” e sem sintomas tão visíveis aos nossos olhos.”

Quer se a pessoa diagnosticada com depressão possui direito ao afastamento do trabalho? Leia o link da nossa BIO.

#jfolador #inss #depressão #doenças #curitiba #benefícios #brasil

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + 19 =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.