A Organização Mundial de Saúde vem discutindo muito mais sobre a pauta da depressão. Ela já foi considerada o mal do século e acomete mais pessoas do que imaginamos, pois ela é uma doença que muitas vezes é silenciosa e que pode ser incompreendida ainda por muitas pessoas na nossa sociedade. O que é lamentável.
A depressão é uma doença grave e que pode levar a consequências fatais, por isso, é preciso prestar atenção em cada detalhe. Muitas pessoas que estão em depressão profunda continuam vivendo as suas vidas normalmente, sorrindo, comendo, “se divertindo” e sem sintomas tão visíveis aos nossos olhos.
Por isso, é importante que todos saibam que a depressão é uma doença muito séria que é diagnosticada por profissionais da saúde que trabalham com enfermidades psicológicas ou psiquiátricas.
Se você conhece uma pessoa que se sente constantemente triste, desanimada ou cansada, pode-se ser considerado como emoções normais, já que todo ser humano passa por diversas fases na sua vida. Contudo, se todos esses sintomas não desaparecem e persistem, é necessário ficar mais atento e levar a um especialista/médico para análise.
Se for constatada pelo profissional que existe a doença, é fundamental que se procure o devido tratamento, afinal, como já falamos lá no início que se não tratado, essa doença pode levar a pessoa a meios mais extremos, como o suícidio.
Contudo, se a depressão foi diagnosticada, a pessoa precisa se tratar e até se afastar do trabalho para se dedicar a isso.
Mas não precisa se preocupar, achando que vai ficar sem dinheiro, pois quem precisar se afastar por essa causa tem o total direito à estabilidade e todos os recebimentos de benefícios garantidos pelo INSS. Para isso, é preciso deixar claro que a depressão é uma doença incapacitante física e mentalmente e que pode ser originada dentro do próprio ambiente de trabalho, devido aos vários momentos de estresse, acúmulos de responsabilidades e até mesmo abusos psicológicos por parte dos gestores.
Se isso acontecer, o trabalhador poderá sim solicitar o benefício auxílio-doença, contudo para isso ele deverá seguir os seguintes requisitos:
- Estar há 15 dias afastado da empresa;
- Estar incapaz de maneira temporária;
- Comprovar incapacidade por meio da perícia médica do INSS (olhar a lista de documentos necessários);
- Possuir a qualidade de segurado do INSS;
- Cumprir carência mínima de 12 contribuições mensais.
Já que colocamos aqui os requisitos para o afastamento e se por uma acaso você recebeu esse diagnóstico, você pode se organizar com seus documentos e com seu laudo médico e receber essa segurança na hora do seu tratamento.
A sua saúde sempre vai valer mais, ok? A depressão é um caso sério e precisa ser vista com maior seriedade.
Se possuir alguma outra dúvida, entre em contato conosco agora mesmo. Nós entendemos de INSS, regras e tudo mais. Queremos auxiliar você nesse momento e em todos os momentos.
LEGENDA:
“A Organização Mundial de Saúde vem discutindo muito mais sobre a pauta da depressão. Ela já foi considerada o mal do século e acomete mais pessoas do que imaginamos, pois ela é uma doença que muitas vezes é silenciosa e que pode ser incompreendida ainda por muitas pessoas na nossa sociedade. O que é lamentável.
A depressão é uma doença grave e que pode levar a consequências fatais, por isso, é preciso prestar atenção em cada detalhe. Muitas pessoas que estão em depressão profunda continuam vivendo as suas vidas normalmente, sorrindo, comendo, “se divertindo” e sem sintomas tão visíveis aos nossos olhos.”
Quer se a pessoa diagnosticada com depressão possui direito ao afastamento do trabalho? Leia o link da nossa BIO.
#jfolador #inss #depressão #doenças #curitiba #benefícios #brasil