O que é necessário para ter um setor financeiro estável?

Setor Financeiro é a base para o bom funcionamento de toda empresa. O departamento é responsável por gerenciar o fluxo de recursos, bem como pagamentos e possíveis investimentos. De certo modo, é ele que garante o andamento das atividades.

No entanto, ter uma gestão estável é um privilégio no dentro do universo corporativo. Afinal, muitos gestores encontram pelo caminho desorganização, equipe mal treinada e, até mesmo, algumas crises. Explicaremos, a seguir, o que é necessário para estabilizar o setor.

Conheça as principais funções do setor Financeiro

Nós já sabemos que a Gestão Financeira é responsável pela análise de todos recursos. Contudo, as atribuições são muito mais profundas do que podemos imaginar.

Para esclarecer um pouco mais sobre o trabalho e ajudar a entender como a estabilidade é vantajosa para o negócio, trouxemos outros exemplos da rotina do setor:

1. Cuidar do fluxo de caixa, ou seja, registrar e emitir recebimentos e pagamentos;
2. Garantir transparência fiscal e regularidade de impostos;
3. Suporte ao setor contábil e às suas obrigações fiscais e legais;
4. Elaborar e viabilizar o planejamento estratégico da empresa;
5. Administrar o patrimônio e o capital.

Apenas a avaliação financeira é capaz de dizer quais investimentos e planos futuros para o negócio são viáveis. Logo, o trabalho do setor pode otimizar também o de outras equipes.

Dicas para manter o setor Financeiro estável

Reconhecer a importância de um setor Financeiro estável é o primeiro passo para organizar as finanças e mudar o rumo do negócio. Explicaremos agora o que mais é necessário para transformar o cenário.

Tudo começa com os planos. Portanto, periodicamente, organize um planejamento estratégico, com os objetivos, as intenções e os prazos da empresa. A etapa ajuda a refletir sobre a posição do negócio no mercado, bem como a fazer projeções e especulações.

Em seguida, elabore um bom Planejamento Financeiro. Apenas com os números em mãos, é possível viabilizar uma projeção ou descartá-la. Sem ele, a equipe não tem um norte e fica mais difícil a tomada de decisão.

Partindo para a prática: mantenha um fluxo de caixa saudável e, principalmente, de acordo com o Planejamento Orçamentário e os objetivos empresariais. Um acompanhamento constante garante mais segurança para o negócio, além do maior controle sobre os recursos.

Além do fluxo de caixa, é essencial nutrir um bom capital de giro, vale lembrar que ele se renova e permite compras a prazo. É essa ferramenta que assegura a aquisição de material para a produção ou para a realização do serviço.

Aliás, esse recurso também faz parte do montante destinado ao pagamento de impostos e salários, por exemplos.

Por fim, adote tecnologias para facilitar a gestão. Trabalho manual é mais suscetível a erros e a atrasos. Conforme falamos, o planejamento traz muitas vantagens, mas depende de fatores para dar certo. Um deles é o prazo.

Empresas que pensam no futuro e se organizam internamente já estão a um passo na frente da concorrência. Criar um fluxo de caixa e acumular um bom capital de giro é essencial para estabilizar o setor Financeiro e manter essa distância.

Caso você tenha se interessado pelo assunto e queira saber mais sobre o universo contábil e Financeiro, acesse nosso site!

Deixar uma resposta

dezessete − sete =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.