Organize seu calendário fiscal de 2021!

O ano novo chegou e junto com ele todas as obrigações fiscais. Assim como todos os processos de uma empresa, é preciso dar muita atenção para o calendário fiscal, pois cumprir todas as obrigações evita prejuízos com o pagamento de multas, garante que a empresa fique regularizada e é mais um elemento para a saúde financeira da empresa. 

 

Nem todos os prazos foram divulgados ainda e alguns estão passando por alterações para adequação ao eSocial. Fique atento aos principais itens do calendário fiscal e não deixe de cumprir com nenhuma obrigação tributária!

 

– EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), obrigatório a empresas que utilizam o Sistema Público de Escrituração Digital conta com um novo cronograma neste ano:

  • a partir de 10 de maio de 2021: contribuintes ainda não obrigados, exceto os órgãos da administração pública e as organizações internacionais. Estão incluídas neste grupo, as pessoas físicas empregadoras e entidades empresariais de menor porte, inclusive as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições;
  • a partir de 08 de abril de 2022: entes da Administração Pública e as organizações internacionais.

 

– DIRF

A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) referente ao ano-calendário 2020 até 23h59min59s do dia 26 de fevereiro. A declaração deve ser realizada por pessoas físicas e jurídicas que realizaram pagamentos ou creditaram rendimentos com retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte.

 

– Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Digital (ECD)

Os dois documentos devem ser entregues anualmente via Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Em 2020 os prazos de apresentação do ECF e do ECD foram prorrogados e ainda não foi divulgado o prazo referente a 2021.

 

– RAIS

A Relação Anual de Informações e Salários deve ser apresentada por empresas com 11 ou mais vínculos empregatícios. O documento informa dados como o salário, horas extras, contribuição sindical etc. 

 

– GTIN

 O número global de item comercial (em inglês Global Trade Item Number) é o código de barras e que precisa ser cadastrado para que a Nota Fiscal Eletrônica seja validada. 

 

– eSocial

O Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) passou por uma série de adaptações e teve seu cronograma simplificado para 2021. 

Entre as principais mudanças estão a redução no número de eventos e em campos de leiaute, flexibilização nas regras de impedimento, e a declaração mais simples de remunerações e pagamentos. 

 

– DCTF

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais é entregue mensalmente e corresponde ao período de dois meses anteriores. Nela constam as informações sobre tributos e contribuições de pessoas jurídicas, como pagamentos, créditos e outros. 

 

– GFIP

A guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social é referente às informações de vínculos empregatícios e remunerações. O FGTS deve ser recolhido até o dia 7 de cada mês, na remuneração do mês anterior, e o recolhimento da Previdência Social deve ser feito até o dia 20. 

 

– DAS

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional reúne o envio de impostos das empresas que aderiram ao Simples Nacional. O pagamento é no dia 20 de cada mês.

Deixar uma resposta

dezenove − quinze =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.