Quais são os procedimentos feitos para dar baixa em uma empresa?

Você sabe como dar baixa em uma empresa? Seja qual for seu motivo, pode ser que existam algumas dúvidas em relação ao procedimento correto a ser feito nesse caso. Toda burocracia precisa ser tratada com responsabilidade, para que não apareçam eventuais dores de cabeças e problemas que possam se transformar em uma enorme bola de neve no futuro.

Empreender já é algo que exige muita dedicação e organização para garantir o sucesso. Encerrar um negócio, então, merece tanta atenção quanto no início.

A realidade dos documentos burocráticos e barreiras que surgem no caminho são fatores assustadores e frequentes para quem decide dar baixa em uma empresa. Se você tem dúvida sobre o procedimento para encerrar uma empresa no Brasil, continue lendo para conferir os passos que devem ser seguidos nesse momento.

Tenha segurança da sua decisão final

Qualquer empreendedor que quer se aventurar no mundo dos negócios sonha em alcançar seus objetivos e o sucesso profissional. Mas, muitas vezes, imprevistos podem acontecer e, por qualquer que seja a causa, a empresa tem que ser encerrada.

Portanto, analise todas as possibilidades antes de bater o martelo da decisão. Isso é fundamental para que você tenha certeza e, assim, fica mais fácil saber o que fazer e garantir um procedimento simples e sem drama.

Caso você não se sinta seguro para decidir o destino final do seu negócio, vale consultar um especialista para te ajudar a colocar na balança todos os prós e contras do processo, inclusive os custos.

Como fechar uma empresa?

Então, você resolveu dar baixa na empresa. O que fazer agora? Existem algumas etapas que devem ser seguidas para que todos os detalhes fiscais, burocráticos e tributários sejam resolvidos e não exista nenhuma pendência.

Caso a sua empresa tenha um regime de sociedade, é preciso elaborar um distrato social. Esse documento nada mais é do que a explicação do motivo que levou ao fim dessa sociedade, dividindo os bens entre os sócios ao assinarem a ata de encerramento do negócio.

Outros documentos importantes são o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, para comprovar a regularização da empresa com o Governo Federal. Também é preciso dar baixa dos impostos municipais e estaduais.

Com todos os documentos em mão, o próximo passo é abrir um protocolo na Junta Comercial, pedindo o arquivamento dos atos de extinção da empresa. Nesta etapa, é obrigatório pagar uma taxa.

A finalização do processo acontece com a baixa do CNPJ que pode ser feito online pelo site da Receita Federal. É realizada uma solicitação do encerramento, emitindo o Documento Básico de Entrada (DBE) que deve ser assinado e entregue no cartório indicado.

Um procedimento sem drama é possível!

Mesmo conhecendo todas essas etapas, pode ser que você não se sinta preparado para realizar todo o procedimento sozinho. Para que tudo saia de acordo com o planejado, é sempre bom relembrar que contratar profissionais especialistas no assunto é um fator determinante para te trazer tranquilidade e um bom desenvolvimento.

Lembre-se também que dar baixa em uma empresa não é o fim do mundo. Isso pode ser o seu recomeço para novas vivências profissionais.

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