Qual a diferença entre balancetes e balanços?

Uma das áreas que mais influencia o sucesso de um negócio é realizar uma gestão financeira de qualidade. Para isso, é essencial saber qual é a diferença entre balanço e balancete.

São esses relatórios que irão demonstrar qual é a situação financeira da empresa e, com isso, são reflexos do desempenho da empresa.

Porém, para garantir que as informações ali constantes refletem efetivamente o estado financeiro da empresa, é importante que sejam

realizados por profissionais experientes e com capacidade técnica.

Quer saber mais sobre qual é a diferença entre balanço e balancete? Continue lendo este post.

O que é Balanço

O balanço é o relatório contábil que demonstra qual é a posição patrimonial e financeira da empresa em determinado período. Levando em consideração dados de forma qualitativa e quantitativa.

Isso significa que é um dos melhores demonstrativos financeiros da empresa, já que permite uma visão global financeira e patrimonial da empresa.

Tradicionalmente, é feito anualmente. Ou seja, deve ser elaborada a cada término de exercício social. Porém, algumas empresas também o realizam de forma trimestral.

No relatório, todas as informações são classificadas de acordo com elementos do patrimônio, a fim de que seja melhor compreendido por aquele que irá interpretar a situação financeira da empresa.

As informações são divididas em três grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido:

– Ativos: é o conjunto de bens e direitos da empresa que possui valor econômico. Ex. dinheiro em casa, imóveis, patentes, marcas, etc.

– Passivos: são todas as obrigações da empresa, ou seja, tudo aquilo que ela deve pagar. Ex. dívidas, impostos, salários, financiamentos, etc.

– Patrimônio líquido: é a diferença entre ativos e passivos, resultando no patrimônio da empresa.

O que é Balancete?

O balancete por sua vez é um relatório não obrigatório, que demonstra os saldos de débitos e créditos de todas as contas pertencentes ao plano de contas.

Utiliza como base as informações constantes no Livro da Razão e serve para apurar determinado momento da empresa.

Serve normalmente no âmbito interno, para análise dos seus gestores, podendo ser realizado a qualquer tempo.

Com o balancete a empresa procura encontrar e corrigir erros ou ainda eventuais fraudes em diversas situações, como por exemplo:

– eventuais documentos que foram omitidos;

– duplicação de lançamentos;

– documentação em conflito com o saldo.

E qual é a diferença entre as duas?

Inalterabilidade

A primeira diferença entre os dois relatórios é a inalterabilidade. Enquanto no balancete pode existir alteração dos valores ali constantes, tendo em vista a periodicidade que é feito.

No balanço os resultados não podem ser modificados. Ele é um relatório final e se refere a situação financeira da empresa no ano de análise.

Momento de realização

Outra diferença é que o balanço deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Já o balancete pode ser feito sempre que a empresa

entender que é necessário para avaliação de suas contas.

Obrigatoriedade

O balancete é um relatório opcional, somente é realizado quando for de interesse dos gestores.

Já o balanço patrimonial deve ser realizado por todas as empresas de capital aberto, de grande porte e PMEs, de acordo com a Lei nº

6.404/76 e norma TH 1000.

Para garantir que sua empresa tenha sempre tenha balancetes e balanços de patrimonial de qualidade, com uma equipe especializada e ainda com tratamento individual e único, entre no nosso site e conheça nossos serviços contábeis.

 

Deixar uma resposta

dezessete − seis =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.