Categorias Seta
Home > Blog > SPED Fiscal como funciona e para que ele serve?

SPED Fiscal como funciona e para que ele serve?

24 de janeiro de 2020
sped-fiscal-como-funciona-e-para-que-ele-serve

Uma das tarefas mais burocráticas que empresários têm de enfrentar é a organização de documentos e notas para o fisco. Para facilitar esse processo, o Governo Federal criou o SPED Fiscal, um programa para auxiliar na entrega e registro de dados e operações sobre o ICMS e o IPI.

O sistema facilita (e muito) esse trabalho, oferecendo um meio para a escrituração digital. Entenda melhor o que é SPED Fiscal, como funciona e porque ele é importante.

O QUE É O SPED FISCAL?

Conforme já citamos, o SPED Fiscal é um programa fornecido pelo Governo Federal, que viabiliza a entrega de informações fiscais e também contábeis à Receita de forma simplificada e rápida, diminuindo a burocracia.

SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital e possui três ramificações, sendo:

  • ECD (Escrituração Contábil Digital)
  • EFD (Escrituração Fiscal Digital)
  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Aqui vamos abordar especificamente a segunda vertente, o EFD. Esse é o mecanismo utilizado para inserção de informações e dados sobre clientes, fornecedores, notas fiscais de entrada e saída e demais cadastros que gerem impostos como o ICMS e o IPI.

E isso não ocorre somente em âmbito federal: impostos municipais e estaduais também podem ser processados pelo SPED, realizando uma integração de todos os dados.

COMO FUNCIONA?

O primeiro passo é fazer o download do programa SPED no site da Receita Federal. Feita a instalação, a empresa já pode começar a inserir os dados que deseja. Essa inserção deve ocorrer mensalmente.

Com todos os dados prontos, é preciso realizar a entrega à receita. Mas é importante lembrar que antes de entregar o documento digital, é imprescindível fazer a validação do mesmo, por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) disponível para download na mesma página do SPED. Sem essa validação, o documento não será aceito pela Receita Federal.

Feita a validação, é preciso assinar digitalmente o documento por meio de um e-CNPJ (Certificado Digital), que somente autoridades credenciadas podem emitir.

PORQUE A UTILIZAÇÃO DO SPED FISCAL É IMPORTANTE?

Como já foi abordado, a principal função do sistema SPED Fiscal é a facilidade para reunir documentações fiscais e contábeis das empresas, mas seus benefícios vão além.

Além da agilidade para entregar documentos e ficar em dia com o fisco, o SPED ainda facilita a organização interna da empresa porque permite um meio mais fácil para reunir os dados. A entrega dos documentos é padronizada, tornando todo o processo mais rápido e simples.

Outro excelente benefício é a diminuição do acúmulo de papel: com a escrituração digital, não será mais necessário se perder em meio a toda aquela papelada de antes.

Por fim, o SPED Fiscal também diminui a ocorrência de erros, desde que preenchido com atenção e de forma correta. Assim como todos os sistemas digitais, a falta de informações ou a inserção de dados insuficientes ou errados, pode resultar em um grande problema.

Para facilitar ainda mais os processos fiscais e contábeis da sua empresa, conte conosco. Oferecemos serviços de controle, acompanhamento e consultoria, além de todas as atividades necessárias para balancetes e escrituração. Entre em contato.

 

Whatsapp