SPED Fiscal como funciona e para que ele serve?

Uma das tarefas mais burocráticas que empresários têm de enfrentar é a organização de documentos e notas para o fisco. Para facilitar esse processo, o Governo Federal criou o SPED Fiscal, um programa para auxiliar na entrega e registro de dados e operações sobre o ICMS e o IPI.

O sistema facilita (e muito) esse trabalho, oferecendo um meio para a escrituração digital. Entenda melhor o que é SPED Fiscal, como funciona e porque ele é importante.

O QUE É O SPED FISCAL?

Conforme já citamos, o SPED Fiscal é um programa fornecido pelo Governo Federal, que viabiliza a entrega de informações fiscais e também contábeis à Receita de forma simplificada e rápida, diminuindo a burocracia.

SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital e possui três ramificações, sendo:

  • ECD (Escrituração Contábil Digital)
  • EFD (Escrituração Fiscal Digital)
  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Aqui vamos abordar especificamente a segunda vertente, o EFD. Esse é o mecanismo utilizado para inserção de informações e dados sobre clientes, fornecedores, notas fiscais de entrada e saída e demais cadastros que gerem impostos como o ICMS e o IPI.

E isso não ocorre somente em âmbito federal: impostos municipais e estaduais também podem ser processados pelo SPED, realizando uma integração de todos os dados.

COMO FUNCIONA?

O primeiro passo é fazer o download do programa SPED no site da Receita Federal. Feita a instalação, a empresa já pode começar a inserir os dados que deseja. Essa inserção deve ocorrer mensalmente.

Com todos os dados prontos, é preciso realizar a entrega à receita. Mas é importante lembrar que antes de entregar o documento digital, é imprescindível fazer a validação do mesmo, por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) disponível para download na mesma página do SPED. Sem essa validação, o documento não será aceito pela Receita Federal.

Feita a validação, é preciso assinar digitalmente o documento por meio de um e-CNPJ (Certificado Digital), que somente autoridades credenciadas podem emitir.

PORQUE A UTILIZAÇÃO DO SPED FISCAL É IMPORTANTE?

Como já foi abordado, a principal função do sistema SPED Fiscal é a facilidade para reunir documentações fiscais e contábeis das empresas, mas seus benefícios vão além.

Além da agilidade para entregar documentos e ficar em dia com o fisco, o SPED ainda facilita a organização interna da empresa porque permite um meio mais fácil para reunir os dados. A entrega dos documentos é padronizada, tornando todo o processo mais rápido e simples.

Outro excelente benefício é a diminuição do acúmulo de papel: com a escrituração digital, não será mais necessário se perder em meio a toda aquela papelada de antes.

Por fim, o SPED Fiscal também diminui a ocorrência de erros, desde que preenchido com atenção e de forma correta. Assim como todos os sistemas digitais, a falta de informações ou a inserção de dados insuficientes ou errados, pode resultar em um grande problema.

Para facilitar ainda mais os processos fiscais e contábeis da sua empresa, conte conosco. Oferecemos serviços de controle, acompanhamento e consultoria, além de todas as atividades necessárias para balancetes e escrituração. Entre em contato.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =

NÓ ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Ex: (41)9988-87888

Experiência, ética e uma grande estrutura pronta para facilitar a sua vida.

Investimos em estrutura e capacitação para poder oferecer à sua empresa o que você mais precisa: facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.

  • Mias de 30 anos de experiência em gestão contábil;
  • Presença em 9 cidades;
  • mais de 250 clientes atendidos;
  • 300 colaboradores e parceiros à sua disposição;
  • Motoristas para entregar e receber documentos.
Assessorar e executar as informações para tomadas de decisões e gestão corporativa de nossos clientes, prestando serviços com qualidade e comprometimento, valorizando os talentos internos e priorizando excelência no atendimento.
Ser a contabilidade modelo em Curitiba e nível nacional, buscando inovações tecnológicas objetivando agilidade no atendimento e desenvolvimento dos processos nas áreas contábil, fiscal, societário e RH.
  • Confiança;
  • Transparência;  
  • Ética Profissional;
  • Segurança e Transparência;
  • Comprometimento e Respeito;
  • Pontualidade e Assiduidade;
  • Respeito e Responsabilidade;
  • Coerência.

Nossa História

Uma tradição em família que se multiplica em diversas empresas e gerações da família Folador.

O casal Hermegildo e Maria naturais de Erechim – RS, constituíram uma família com 13 filhos, ele agricultor e empresário, era quem estruturava e controlava seus registros contábeis com notável diligência.

A partir dessa experiência a maioria de seus filhos descobriram sua vocação; Jacir Folador identificou-se com as questões de cuidado e zelo patrimonial, herdadas de seu pai. Hoje bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), casado pai de dois filhos. Em 1982, com apenas 21 anos já formado e com registro no CRC, iniciou seu próprio escritório contábil firmando-se no mercado. Com o passar do tempo a experiência, trouxe novos conhecimentos ampliando suas vontades empresariais.

Todo o seu trabalho desenvolvido com seriedade e competência geraram reconhecimento na classe contábil, destacando a importância da contabilidade na gestão empresarial e nas tomadas de decisões administrativas e no crescimento das empresas. Hoje conta com uma equipe altamente capacitada nas áreas Contábil, Fiscal, Empresarial e Rh, proporciona aos seus clientes, todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento do seu negócio, tem sempre em mente que o sucesso de seus clientes é o que justifica sua vocação.