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Passos para identificar o diferencial competitivo da sua empresa

11 de setembro de 2020

Diferencial Competitivo é o que destaca a empresa dentro do mercado. É aquele serviço que nenhum dos concorrentes consegue copiar. Entretanto, nem todos os gestores sabem qual é o diferencial competitivo do seu negócio.

Para descobrir, é preciso fazer algumas análises e levar em consideração o que os clientes falam sobre a empresa. Porém, antes, é necessário definir melhor o que é um diferencial competitivo.

Diferencial Competitivo

Diferencial Competitivo é aquele detalhe que torna a empresa única. É o motivo pelo qual os clientes continuam preferindo determinado negócio, mesmo que a concorrência tenha preços melhores.

Essa vantagem pode ser ligada a diferentes setores da empresa, como:

– Atendimento ao cliente;
– Preços;
– Variedade;
– Agilidade na entrega;
– Forma como o negócio se relaciona com os consumidores.

Essa ação exclusiva da empresa, quando bem trabalhada pelos gestores, tem influência positiva direta no faturamento do negócio.

Importância do Diferencial Competitivo

Se todas as empresas trabalhassem da mesma forma, não haveria motivos para o consumidor optar por uma delas. Quando uma empresa se diferencia dentro do mercado, passa a conquistar e fidelizar os clientes, demarcando, assim, seu espaço no mercado.

Como encontrar o Diferencial Competitivo

Para que os gestores da empresa descubram qual o seu Diferencial Competitivo é preciso seguir alguns passos. São eles:

1. Estude o Mercado

Compreender o mercado no qual a empresa está inserida é o primeiro passo para encontrar o Diferencial Competitivo. Conhecer os concorrentes e como eles se comportam é importante para identificar o que o negócio tem de diferente.

Sendo assim, o ideal é buscar a respostas de perguntas, como: quais são as empresas concorrentes? O que fazem de diferente?

2. Estude o Cliente

O segundo passo é estudar o cliente. Nessa etapa, o objetivo é descobrir o que o consumidor considera uma diferença positiva dentro do mercado. O que chama a atenção dele nas empresas de determinado setor.

3. Avalie suas ações

Depois de analisar o mercado e as expectativas do cliente, o próximo passo é descobrir como a empresa pode se destacar nesse nicho.

Aqui o objetivo é desenvolver uma estratégia de ação que, mais tarde, possa funcionar como um Diferencial Competitivo da empresa. Podem ser elaboradas ações ligadas aos produtos oferecidos, aos preços praticados, à forma como o cliente é atendido e ao Marketing da empresa.

4. Inovação

Essa etapa não se resume ao uso de novas tecnologias, mas também em encontrar novas soluções para problemas antigos do consumidor. Mesmo que esses não sejam problemas de dentro da empresa, são do consumidor e encontrar a solução para eles vai chamar a atenção dos consumidores.

5. Colocar em prática

Não adianta elaborar uma estratégia excelente, se não conseguir tirar ela do papel. Engajamento dos funcionários e colaboradores é essencial para que o Diferencial Competitivo dê certo.

Portanto, contratar pessoal qualificado e treinar os funcionários faz a diferença para a implementação de um Diferencial Competitivo.

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